Acredito que a fórmula que a prefeitura encontrou para fazer o carnaval, foi um acerto. Obviamente tudo que é mudança gera desconforto e desconfiança. É natural a gritaria, ainda mais quando existe uma certa insegurança por parte de alguns, quanto a capacidade da atual administração. É o novo que ainda precisa mostrar serviço. E mostrou! Pelo que vi e ouvi, Caxambu saiu ganhando ao levar o carnaval para a Beira Bengo. O centro da cidade ficou livre do tumulto e favoreceu a quem não quer ser obrigado a suportar a falta de educação de um tipo de turista indesejavel e que deixa muito pouco em nossos cofres. Prova disso são informações de que as barracas instaladas no recinto da folia não obtiveram bons lucros. Enquanto isso, os bares regulamente estabelecidos não têm do que reclamar. Assim fica claro que o carnaval não pode ser tratado como uma simples festa, por que ela não é. Trata-se de um bom negócio que tem o poder de atrair um grande número de visitantes para nossa cidade. Cabe-nos escolher que tipo de público queremos e que tipo de festa queremos. O resto é só uma questão de ajuste. Parabéns a Prefeitura pela coragem de mudar. Deu certo.
Paulo César de Oliveira - comerciante
Paulo César de Oliveira - comerciante
“Não se pode agradar a Gregos e Troianos ...” Quando a prefeitura de Caxambu decidiu mudar os rumos do carnaval ela já sabia que isso iria acontecer. O que estamos acompanhando hoje nas ruas, bares e esquinas já era de se esperar. Pessoas reclamando, pessoas elogiando, pessoas levando para o lado pessoal, para o lado político, enfim, a polêmica está criada. Até que ponto a mudança foi positiva para a cidade? É isso que precisa ser analisado com calma. A prefeitura deveria agora, abrir um espaço de comunicação com a população e visitantes para que uma avaliação em conjunto fosse feita. Todas as opiniões devem ser ouvidas para possam ser analisadas e debatidas. Muita coisa tem que mudar, claro, mas já valeu como experiência. Os locais devem ser melhor preparados, enfim, montar toda uma estrutura que abrigue e agrade a todos. O público-alvo deve ser definido, as atrações devem ser contratadas com bastante antecedência, a propaganda deve ser muito bem feita, pois dessa vez ouve mais propaganda contra do que a favor. Inclusive tem gente fazendo campanha para que ninguém venha no carnaval de 2010! Olha o absurdo! Mas quem são esses “contras”? Pessoas que pensam na cidade como um “produto a ser vendido”, ou simplesmente como um local onde todos podem vir e fazer o que quiser durante 4 dias e depois ir embora esperando somente o próximo ano? Quem são os interessados nisso? Isso é bom para a cidade como produto turístico? Não venham me dizer que aquela enorme quantidade de Vans e ônibus que vinham toda noite traziam “turistas” pra cidade. Tudo bem, todo mundo tem direito de se divertir onde quiser, mas nós precisamos pensar grande. Precisamos cativar o verdadeiro TURISTA para que ele volte outras vezes e traga sua família e amigos. Caxambu precisa ser uma cidade turística na verdadeira concepção da palavra, e não só um local pra se pular carnaval. O que é preciso agora é que toda população participe dessas mudanças, dando sugestões, criticando positivamente, e torcendo para que o próximo seja melhor e que possa assim, agradar a mais gente. Agora, de nada adianta ficar pelos cantos e esquinas lamentando e criticando, porque isso não vai levar a nada. Como digo sempre: “Se não pode ajudar com palavras, colabore ficando em silêncio ...”
Juninho Moscca TR3SS Comunicação Visual
Juninho Moscca TR3SS Comunicação Visual