terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CARNAVAL TRADICIONAL TOMA CONTA DO BRASIL


O colaborador do nosso site de notícias, Juninho Moscca postou agora pouco uma colocação interessante sobre o carnaval. Observe:


Cidades históricas são refúgio da folia 'de antigamente'

As cidades históricas atraem turistas para o Carnaval na mesma medida em que os desfiles de São Paulo e Rio ganham luxo e os blocos do Nordeste se sofisticam. Quem procura Santana de Parnaíba e São Luís do Paraitinga, em São Paulo, e Ouro Preto, São João Del Rey e Mariana, em Minas, busca simplicidade.
Ali os desfiles têm um clima de antigamente, com marchinhas, bonecões de papel machê, fantasias feitas de chita ou de um singelo lençol. Seus blocos e escolas atravessam séculos sem se render a musas de fio-dental e seios siliconados de fora.

Cidades históricas de MG vetam axé e funk no Carnaval

"É Carnaval de rua mesmo, Carnaval de pé no chão. Não é como os carnavais altamente comercializados do Rio e Nordeste. O que conta é a espontaneidade", diz o advogado carioca José Freire, que há 15 anos passa os dias de folia em São Luís do Paraitinga, a 170 quilômetros de São Paulo. Já os tradicionais "cabeções", bonecos que chegam a 3 metros de altura e são feitos de papel machê, voltam às ruas de Santana de Parnaíba. Eles abrirão o carnaval na sexta-feira, dia 20, a partir das 22 horas. No Rio, em Paraty, a festa já começou. No mar. Ontem, cerca de cem embarcações partiram do cais ao meio-dia, com música e decoração carnavalesca. Mais de 2 mil pessoas compareceram. E em Minas, Ouro Preto, São João Del Rey e Mariana se uniram para fazer o carnaval das cidades históricas. São esperadas mais de 50 mil pessoas por dia.

Fonte: http://www.uol.com.br/


E a opinião do Juninho Moscca é:

Lendo essa matéria no UOL, fico me perguntando, porque uma simples mudança de local em Caxambu causou tanta revolta e polêmica? As pessoas não aceitam o fato ou não aceitam as mudanças? Reparem no último parágrafo, onde diz “São esperadas mais de 50 mil pessoas por dia”. Será que as cidades históricas vão “ficar no prejuízo” mudando radicalmente seus carnavais? Com certeza que não. Será que ninguém irá passar o carnaval em Ouro Preto, só porque não vai tocar axé, funk e pagode? Claro que não!
Espero que nosso carnaval seja tranquilo, organizado e que traga para a nossa cidade pessoas de todos os lugares, dispostas a se divertir em paz, conhecer nossa cidade, e quem sabe voltar, não porque “gostou do carnaval”, mas porque gostou da cidade.

“O sol nasce pra todos, só não sabe quem não quer.”


Juninho Moscca
TR3SS Comunicação Visual
tresscomunicacao@gmail.com