quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

EXCLUSIVO: PREFEITO DE CAXAMBU VAI FAZER AUDITORIA E PEDE CONFIANÇA EM SEU GOVERNO



O Prefeito Luis Carlos recebeu a reportagem na tarde da quinta feira dia cinco de fevereiro. De forma calma, tranqüila e educada, respondeu as perguntas levantadas pelo Site NOTICIARAMA. Alguns assessores como o Chefe de Gabinete José Walter e o Secretário de Administração César Augusto acompanharam a entrevista, entre outros. Também estava presente a Assessora de Imprensa Nádia Ferreira da Silva, autora da foto que ilustra a matéria. A entrevista é reproduzida abaixo praticamente na íntegra, com pequenas edições apenas para ajustar a linguagem da fala (a entrevista foi gravada) à comunicação escrita. Leia, comente e tire suas conclusões. Agradecemos mais uma vez a atenção do Prefeito, parabenizamos por seu espírito democrático num ato de transparência exemplar.


Quantas pessoas foram exoneradas pelo Prefeito para equilíbrio do caixa? De quais cargos e de quanto em vencimento em média? Essas pessoas ficaram sem emprego ou foram recolocadas?

Não foram exoneradas.Na realidade nós resolvemos a princípio cortar horas extras e dobras. Por que? Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, nós estamos atingindo um teto máximo. Foi nos deixado algo em torno de 51% da folha de pagamento. Pela Lei de Responsabilidade Fiscal eu preciso começar a cortar despesas. E uma delas é hora extra e dobras. Dos nomeados e cargos de confiança no momento ninguém foi exonerado. Optamos por não fazer isto por que se fôssemos colocar digamos 17 pessoas a disposição, a economia seria algo em torno de dezessete mil reais e acho que a Prefeitura pode bancar isto, e evitamos que 17 pessoas ficassem desempregadas. O momento não é para isto, vamos manter e se a coisa apertar ai sim teríamos que começar a cortar. Daqui a seis meses espero estar com tudo sanado e até fazer um retorno disto, destas horas extras, das dobras, quando for necessário. Temos que analisar as prioridades do município.

Existe a possibilidade futura de exoneração então?

Existe, infelizmente existe. É bom lembrar que a folha está inchada também devido ao grande número de pessoas do concurso que foram chamadas no fim do ano, concursados que contribuíram para o aumento da folha de pagamento.

O que o Prefeito tem a dizer sobre o fato de apesar de ter uma aparente crise no município, estarem empregados na Prefeitura a irmã do Prefeito, a nora do vice-prefeito entre outros apadrinhados com salários que giram em torno dos três mil reais?

Olha se eu tirar um Secretário vou ter que colocar outro, eu não vou cortar despesa. Só se eu destituísse a Secretaria como eu fiz com a Secretaria de Transportes, onde, aliás, havia um problema lá. Enquanto que, por exemplo, para ilustrar numericamente e ficar fácil de entender. Com antiga Secretaria de Transportes o gasto era dez, com a nova estrutura o gasto caiu para dois. Então eu fiz uma economia.
Com relação a minha irmã, ela é uma pessoa competente, universitária e serve para o cargo e é de minha confiança. Aliás, chama-se cargo de confiança. Não é nepotismo, nepotismo se eu colocasse num cargo de assessor especial. Quanto à namorada do filho do vice-prefeito é a mesma coisa. É uma pessoa capacitada e ela merece estar neste cargo.

Nota do editor: a responsável pelo departamento de cultura do município citada na pergunta fez questão de esclarecer na ante sala da entrevista que é namorada do filho do vice prefeito e que AINDA não é nora.

Sobre a criação da Secretaria de Esportes e conseqüente aumento dos vencimentos de quem vai administrar o setor. Como fica?

È um programa nosso. E não vai onerar o município. Pelo contrário. Por exemplo, quando eu precisar levar uma equipe de desportistas para um jogo em outra cidade, tenho que alugar um ônibus. Não posso usar os da Educação, pois a Lei não permite. É proibido. É ônibus escolar. Com a implantação de uma Secretaria de Esportes, vamos conseguir acesso a vários programas como o Minas Olímpica, Pró Minas entre outros que fornecem verbas, por exemplo, para que o município adquira um veiculo exclusivo para transporte de atletas e outras verbas que vão transformar a Secretaria de Esportes auto suficiente economicamente. Se a secretaria existe e é ativa ela recebe verbas. Quanto ao salário dos Secretários, não fui eu que fiz isso, foi no ano anterior.

E o aumento atrapalha a administração?

Todo aumento hoje em dia atrapalha.

Se fosse o salário anterior estaria mais fácil?

Nem tanto. A coisa ficou feia...O recurso diminuiu. Não tenho um número exato ainda pois, vamos fazer um levantamento completo, mas para exemplificar a prefeitura arrecadava dez e agora a prefeitura recebe sete.
Vai haver uma auditoria, quando ocorrer essa auditoria vamos publicar e fazer questão de comunicar o resultado a população. Na realidade nós precisamos de trabalho, de transparência.

Sobre o programa de Rádio, quem custeia? Se for com dinheiro público, quanto custa? Foi feito licitação?

O programa do Rádio foi um piloto. Nós ainda não definimos se vai ser realizado de fato, não tínhamos atentado que gera despesa. A outra emissora é comunitária e não pode pela Lei participar de licitação e realmente é uma despesa a mais que nós temos que avaliar se é necessário no momento. Em momento algum pensamos em fazer propaganda enganosa, afinal tudo o que dissemos no rádio é verdade. As pessoas me perguntaram por que estava quieto e eu resolvi falar um pouco. Mas temos outras opções que não gera gasto com um mural semanal com informações, vamos usar a Internet e quando a situação permitir e for necessário vamos usar outras mídias.

É verdade que o senhor encontrou dívidas ao assumir a Prefeitura? Quais foram?

O que me foi apresentado: 17 mil reais em dinheiro em caixa. Tem as contas vinculadas, e algumas contas que nós pagamos que venceram dia 31, coisas tipo o asfalto...Pagamos três mil e poucos de resto pagar do asfalto quente na Vila Verde. Por isso eu vou fazer a auditoria. Para informar a todos de forma correta. Vamos resolver os problemas mais urgentes, vamos renegociar algumas contas, alguma dividas como a da COPASA que é uma conta alta e que nós já estamos renegociando para que o povo, meu povo, não tenha que arcar com isto tudo. São muitos problemas a serem solucionados.
Eu gostaria que as pessoas tivessem confiança. Tenho convicção que estamos no caminho certo. Posso afirmar que quem votou em mim continua confiando e quem não votou continua não confiando. É uma questão de tempo, só tenho um mês de prefeitura, tenho 30 anos de medicina e não sou totalmente médico e a vida inteira nós temos que aprender sempre. Pra quem nunca foi prefeito um mês é pouco tempo. Nem que eu fosse Einstein, pra aprender né? Mas estou aprendendo e você nem imagina o quanto.