domingo, 29 de março de 2009

COMUNICADO ESPECIAL - A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Em respeito ao leitor do Noticiarama, esclarecemos que não autorizamos a impressão, reprodução e distribuição pela cidade de comentários postados neste blog. Nosso objetivo aqui é prestar serviço jornalístico, de forma séria e voltada para o esclarecimento. Se alguém o fez, foi sem nosso consentimento, abusando do fato de ser um serviço público o qual qualquer pessoa pode acessar e imprimir.

Na última semana havíamos reproduzido em um de nossos "posts" diversos comentários e opiniões de leitores. Como muitos ficaram de fora e como as opiniões fugiam do interesse noticioso de nossos leitores, optamos por deixar estes comentários na seção já existente para tais, ou seja , abaixo de cada noticia.

Sobre o comentário postado pelo senhor Antônio Carlos abaixo da notícia publicada neste blog
PALESTRA DEBATE CRISE ECONÔMICA. EVENTO REALIZADO EM BAEPENDI FOI SUCESSO DE PÚBLICO, não reflete a opinião deste editor, assim como no mesmo post colocamos uma resposta ao prezado leitor. (Por favor acessem e leiam).


Recebemos também ao longo deste domingo dezenas de telefonemas e emails perguntando sobre o Click Cidadão. O objetivo do mesmo está bem explicado no post de lançamento.


Como jornalista, prezamos o direito de opinar do cidadão, desde que identificados. Como veículo, o Noticiarama cumpre um papel que quase nehum outro veículo da mídia na região tem realizado: o de dar voz a todos os lados (cidadãos e autoridades). Jornalismo sem denúncia, apuração, reflexão e opinião, não existe.

Para terminar, deixo aqui um interessante texto sobre liberdade de expressão e de imprensa. Um saudável puxão de orelhas em jornalistas e autoridades. Kofi Annan ex Secretário Geral da ONU falou sobre o tema:

[...] Vivemos num mundo saturado de informação. Com a proliferação das chamadas “novas mídia”, das novas tecnologias e dos novos modos de difusão, a informação tornou-se muito mais acessível. Ao mesmo tempo, tem-se também diversificado. A informação veiculada pelos principais meios de comunicação social é agora complementada pela difundida pela “mídia participativa”, tais como os blogues. [...] manifesto, novamente, o meu profundo apoio ao direito universal à liberdade de expressão Apelo a todos os governantes para que reafirmem o seu compromisso em relação ao direito de “procurar obter, receber e difundir, sem limitações de fronteiras, informações e idéias através de qualquer meio de expressão”, consagrado no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Ao mesmo tempo, peço a cada um que exerça o seu direito de maneira responsável e, se possível, sem esperar ser pressionado pelos acontecimentos. A mídia exerce uma grande influência no comportamento humano. Por esta razão, como afirmou, recentemente, a Assembléia Geral, na resolução que cria o Conselho de Direitos Humanos, a mídia “tem um papel importante a desempenhar na promoção da tolerância, do respeito e da liberdade de religião ou de crença”. A mídia não deve ser utilizada para incentivar, degradar ou propagar o ódio. Deve ser possível dar provas de discrição, sem prejudicar as liberdades fundamentais.
A mídia não pode se limitar a informar sobre as mudanças ocorridas, mas deve ser também, ela própria, um agente de mudança. Todos deveríamos ser gratos à imprensa pelo seu trabalho e pela sua imaginação. Espero que a mídia, quer as novas quer a tradicional, possa continuar a realizar o seu trabalho, livre de ameaças, medos e de qualquer outra limitação.

Plenário da ONU 03 maio de 2006