quinta-feira, 5 de março de 2009

MINAS É O SEGUNDO ESTADO EM NÚMERO DE CASOS DE DENGUE

Minas Gerais é o segundo estado com maior número de casos de dengue no Brasil, com 6.266, ficando atrás da Bahia, com 9.003. Os dados são do balanço parcial do Ministério da Saúde que também mostra o aumento na quantidade de vítimas do mosquito Aedes aegypti no estado, em 2009: o número quase dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, quando eram 3.564 pessoas infectadas. Mesmo com o território baiano liderando o ranking, a Região do Sudeste foi a que mais registrou notificações no país: 14.798.
Minas teve aumento de 75,8% de casos nas seis primeiras semanas do ano, situação na contramão dos balanços de 20 estados, que, segundo o levantamento do ministério, apresentaram queda de 40,53% dos registros da doença. "É bom lembrar que há um ano o Rio de Janeiro viveu uma das piores epidemias e este ano conseguiu conter", diz o gerente da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas, Francisco Lemos. Segundo o boletim, o Rio registrou queda de 89,79% de casos de dengue.
Francisco diz que o fato de muitos mineiros viajarem em férias para a Bahia e o Espírito Santo pode ter ajudado no aumento dos casos. "São dois lugares de lazer. Além disso, tivemos chuvas fortes no fim do ano passado, que contribuíram para o quadro preocupante da dengue", observa, revelando que a expectativa do estado é que, neste mês e em abril, período de pico da doença, haja uma redução no número de pessoas contaminadas pelo mosquito.

reportagem de Luciane Evans - Jornal O Estado de Minas