EM TEMPOS DE SUSAN BOYLE E RONALDOFui pego de surpresa outro dia quando o Sérgio Monteiro me convidou para escrever uma coluna aqui no NOTICIARAMA. Confesso ter me assustado a princípio e até mesmo me perguntado se daria conta. Mas, em recusando, estaria negando uma parte de mim que sempre quis gritar ao mundo os pensamentos que tenho em relação não só a Caxambu mas como outros assuntos. Pensando em capacidade, me indaguei a o que teria levado o Sérgio a me confiar essa oportunidade e me deparei com um questionamento pessoal profundo e até aqui não totalmente respondido. O que me leva a ter a necessidade de debater e criticar muitas vezes os acontecimentos que rolam em nossa cidade por exemplo?? O que me faria suficientemente capaz ou merecedor da atenção de centenas de pessoas que fazem o sucesso dessa iniciativa , a meu ver, revolucionária que é o NOTICIARAMA?? Eu que tenho muitas dificuldades em relação a “N” assuntos e sou definitivamente ignorante em muitos outros. O que, enfim me torna capaz de ocupar este espaço e ser digno de atenção? Depois de muitos neurônios queimados, depois de analisar muitos erros cometidos nesses 40 anos de vida, após me considerar particular e unicamente responsável pela maioria de minhas desilusões pessoais, cheguei à conclusão que o único motivo é me entender como UM CAXAMBUENSE SONHADOR E APAIXONADO!Vocês diriam: Mas isso é suficiente?? Só isso faz de qualquer pessoa capaz de se sentir no direito de abusar da palavra?? Na minha opinião isso é mais que suficiente, é imprescindível. E na realidade é o que entendo faltar em muitos de nós, habitantes, nascidos nessa terra, novos moradores, empresários, políticos, estudantes… Nós aprendemos a nos calar diante da inércia! Sempre pensando primeiramente no que a exposição de nosso pensamento ofereceria de risco à nossa posição social, ao nosso trabalho, à nossa família, a o que nossa opinião em assunto A ou B pudesse “respingar” em nossa reputação ou em qualquer coisa que nos diga respeito. Enfim, cultivamos o medo de nos expor. Entendo que nos tempo em que vivemos, onde a liberdade de expressão, com a facilidade de comunicação oferecida por meios como a internet principalmente, praticamente nos vermos obrigados a nos inteirarmos pelos fatos e, SIM, nos posicionarmos diante dos mesmos.Isso não ocorre em nossa cidade!Ou pelo menos não ocorria, porque movimentos isolados e cada vez mais crescentes como páginas na internet, comunidades no Orkut, blogs como o bem-sucedido NOTICARAMA, vem despertando interesses cada vez maiores de pessoas que percebem a importância da expressão do pensamento como ferramenta importantíssima para o debate e o encontro de soluções para diversas questões, quer local ou até mesmo nacionalmente. E o que tem a ver Susan Boyle e Ronaldo com tudo isso??? 

A primeira, pacata moradora de um vilarejo escocês de 47 anos deu um exemplo ao mundo na última semana, ao enfrentar todos os tipos de PRÉ CONCEITOS e fugindo completamente de supostos estereótipos a ela designados basicamente pela aparência frágil, jocosa e interiorana, mostrou que nem sempre devemos desistir de acreditar em sonhos e principalmente em nossa capacidade, nosso potencial. Mostrou a todos, até então, incrédulos espectadores o potencial de sua voz, num programa da TV inglesa. De simples quarentona desajeitada se tornou o mais novo fenômeno da web com mais de, pasmem, 100.000.000 de acessos em sites pelo mundo, como exemplo de busca pela realização de seus sonhos.
E falando de fenômeno, ele, Ronaldo Luis Nazário de Lima, calou a boca definitivamente de todos aqueles que ousaram duvidar de sua capacidade - mais do que já comprovada anteriormente - de superação de seus limites, mostrando uma força descomunal na busca de seus objetivos pessoais, mantendo o foco estabelecido e exercendo um trabalho silencioso e contínuo na luta por essas conquistas. Provando que suas glórias fazem parte de seu caminho, mas que não o fazem incapaz de acreditar em novas conquistas, em novos desafios. Que quando queremos, somos capazes sim de superarmos dificuldades e reencontrarmos o caminho do sucesso, que sempre nos é oferecido, exigindo apenas, esforço, competência e dedicação. Grande Ronaldo.Boyle e Ronaldo devem sim servirem de exemplos a serem seguidos por todos nós caxambuenses nesses difíceis e desacreditados momentos de transição política e econômica que atravessamos. Deixar o tão retrógrado e paralisante provincianismo que nos entorpece e acreditar no alcance de metas que nos tragam a volta do progresso. Desafiarmos rigorosamente aqueles críticos que acreditam que nos tornamos frutos de um passado glorioso e que devemos nos contentar com essas glórias e não mais galgarmos qualquer evolução, simplesmente por nos considerarmos ultrapassados ou incapazes. Enterrarmos toda e qualquer impressão de inferioridade que nos façam desistir de nossos sonhos, e assim arriscarmos a conquista de um lugar ao sol. Confiando sempre em nossa capacidade, em nosso potencial de vencer dificuldades e desafios.
Sou um sonhador inveterado! Me orgulho disso!
E por isso me restam ainda fortes esperanças de um dia ver iniciativas como o NOTICIARAMA serem lembradas como propulsoras de uma Era onde todos, sem exceção, independente de seus próprios julgamentos ou do julgamento da sociedade em que vivemos, exerçam o poder da expressão de seu pensamento, sem receios, com responsabilidade sim, mas sobretudo com a devida CORAGEM. Coragem de gritar: sou caxambuense, estou revoltado com a situação de minha cidade, não acredito que seja o fim, entendo ser capaz de ajudar a construir um novo caminho, mais justo a todos, mais nobre, sem orgulhos excessivos nem preconceitos e desprovido de soberba e interesse pessoal. Por isso estou aqui. Aceitando lisonjeado a oportunidade de levantar questões e principalmente o debate. Abusando do dito popular: “Dando a cara pra bater”. E contando com a participação de TODOS. Tanto os que compartilham de minhas idéias, quanto daqueles que não. Pois desse debate poderá nascer novos caminhos que nos levarão ao entendimento de muitas de nossas questões. Pra isso, lanço aqui um desafio: Objetivamente, o que VOCÊ, leitor do NOTICIARAMA, acredita estar faltando em nossa cidade para definitivamente a retomada do crescimento ser possível?Escreva! Exerça seu poder de expressar seu pensamento! Critique, dê sugestões, perca o receio que possa existir em assumir a sua opinião. Sucesso ao NOTICIARAMA. Coragem a todos nós, guerreiros como Ronaldo e sonhadores como Susan Boyle, mas principalmente coragem aos apaixonados por Caxambu.
Até a próxima.