terça-feira, 19 de maio de 2009

COLUNA


Há muito a se fazer para que possamos reencontrar o caminho do desenvolvimento de nossa cidade. Mas o primeiro passo, penso, é a tomada de consciência de que precisamos estar todos unidos em prol de objetivos comuns às necessidades e interesses do conjunto da nossa sociedade. Precisamos de um Fórum de Debates onde todos possam expor suas críticas, seus posicionamentos, suas opiniões e suas sugestões. Dessa maneira poderíamos identificar essas prioridades e estabelecermos ações coordenadas que com certeza teriam maior e melhor eficácia. Um Fórum onde todos os segmentos sociais não se limitassem a simples crítica, mas dessem a sua contribuição, firmando suas posições a partir de pontos considerados fundamentais e estratégicos para Caxambu.
Tenho sonhado em ver nossa sociedade participando desse Fórum, criticando sim, mas também discutindo, propondo, se dispondo a ser partícipe do desenvolvimento de nosso município, não sendo somente ator mas também autor de seu próprio destino, não somente se envolvendo mas também se comprometendo.
A crítica é fundamental para se estabelecer parâmetros e prioridades nesse processo. Mas ela por si só não leva a lugar algum porquanto a crítica é por princípio destrutiva, pois ela busca desconstruir o que está estabelecido feito, construído. É preciso que ela sugira alternativas, que seja parte de um processo criativo, o que muitos chamam de crítica construtiva ou crítica positiva.
Felizmente essa tem sido a postura de alguns segmentos de nossa sociedade e dos formadores de opinião, a exemplo do que temos visto aqui no Blog. A cidade está sim, ainda passando por caminhos difíceis mas o despertar da consciência já é um norte para seguirmos em frente.

Herival da Silva Arueira
jornalista