sábado, 9 de maio de 2009

COLUNA


Como falei na edição passada desta coluna da falta de prestigio de Caxambu perante as autoridades políticas, quero ressaltar como caxambuense o carinho e atenção que nosso VICE-GOVERNADOR PROFESSOR ANASTASIA tem dedicado a Caxambu.
Para refletirmos: As eleições de 2010 estão chegando e parece que nosso Professor é candidato, uma boa opção para nós mineiros e principalmente aos caxambuenses, pois este mostrou competência na parceria com o GOVERNADOR AÉCIO NEVES.

Muito se falou durante as eleições municipais em mudança, a mudança aconteceu, mas apenas no gabinete da prefeitura, o que precisamos realmente mudar não o prefeito e nem os vereadores, precisamos sim é mudarmos a nossa postura de encarar a política, nossa maneira de tratarmos nossa cidade, precisamos é sermos mas participativos, se cada um dos 21.009 caxambuenses fizer um pouquinho por Caxambu esta cidade será diferente, estaremos dando bons exemplos para nossos filhos, netos e ai sim teremos uma cidade melhor para se viver. E a maneira de começarmos é esquecermos as diferenças políticas e pessoais e nos unirmos em um único objetivo: o bem de Caxambu.
Ghandi em suas frases já dizia “A ÚNICA MUDANÇA POSSÍVEL É DENTRO DE NÓS MESMOS” então que tal começarmos esta mudança já?

POR FALAR EM MUDANÇA ESTÁ TRAMITANDO NO CONGRESSO NACIONAL O PROJETO DE LEI 1210/07 QUE DISPÕE SOBRE A REFORMA POLÍTICA, SEGUE ABAIXO UM RESUMO DE COMO SERIA ESSA MUDANÇA:
VOTO EM LISTADe acordo com o novo projeto, será atribuição dos partidos e das federações partidárias registrar seus candidatos em listas preordenadas para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembléias legislativas e câmaras municipais, com quantidade de concorrentes equivalente a uma vez e meia o número de vagas em disputa. Os atuais detentores de mandato de deputado, em todos os níveis, que optarem por disputar a reeleição terão preferência na lista, seguindo ordem decrescente dos votos obtidos nas últimas eleições, "salvo deliberação em contrário do órgão competente do partido". Esse ordenamento obedecerá aos seguintes critérios:- primeiramente serão registrados os candidatos eleitos pelo próprio partido ou em coligação, os suplentes efetivados e os suplentes que exerceram o mandato por, pelo menos, seis meses até 31 de dezembro de 2003; e - a seguir, os candidatos que houverem mudado de legenda partidária após o pleito de 2002, respeitada a ordem de votação obtida.Caso o partido ou federação não disponha de nenhum candidato originário (eleito pela legenda), os candidatos vindos de outros partidos comporão sua lista pela ordem decrescente de suas votações no pleito de 2002.
OPINIÃO “A lista fechada cria a ditadura do partido, pois quem tem o controle da legenda terá o controle da lista, vai privilegiar os líderes, a família dos líderes, os amigos dos líderes , quem tem mais dinheiro e principalmente vai nos tirar o direito de escolher nossos legisladores”

Estamos de olho!


Guilherme Pereira