Logo no início, em janeiro, colocamos um ritmo de trabalho intenso.
Vários secretários municipais foram convidados e estiveram na Câmara para apresentar seus planos de trabalho para a comunidade.
Os vereadores estiveram nas creches, escolas, bairros e na policlínica para ouvir as pessoas e ver os problemas de perto.
A maioria dos vereadores realizou visitas oficiais ao comando do 6
o Batalhão da Polícia Militar em Lavras e ao Comando do Corpo de Bombeiros em Varginha. Do comandante da PM conseguimos uma viatura 0 km para o policiamento ostensivo no município. Do Comandante dos Bombeiros, a sua disposição e interesse em implantar um pelotão do Corpo de Bombeiros em Caxambu. Equipamentos, viaturas e efetivo estarão disponíveis assim que o município disponibilizar a construção do quartel.
Todos os Projetos de Lei enviados à Câmara foram aprovados, grande parte deles em única votação. Isto demonstra a postura transparente e a vontade democrática dos vereadores em colaborar com o bom andamento dos trabalhos do Executivo, e com isso, viabilizar o desenvolvimento do município.
Os vereadores autorizaram, entre outros, a implantação da Escola Técnica, o transporte de alunos do supletivo, repasses para entidades assistenciais, a contratação de professores substitutos, de inglês e para o funcionamento do Telecentro. Repasses de recursos para a saúde da ordem de 500 mil reais também foram autorizados pelos vereadores.
No intuito de colaborar e apresentar as reivindicações dos munícipes, os vereadores encaminharam mais de 200 indicações para o Executivo Municipal tomar as devidas providências.
Podemos afirmar que o trabalho desenvolvido pela Câmara de Caxambu possibilitou uma mudança. Prova disso é o aumento do número de pessoas interessadas nas atividades dos vereadores. Além dos inúmeros ouvintes que acompanham as reuniões assiduamente através da Rádio Caxambu FM, o auditório da Câmara tem tido frequentemente todas suas cadeiras ocupadas.
A Câmara de Vereadores, ao contrário do Executivo, tem restrições no que tange às realizações - como obras, pavimentações, construção de casas populares, criação de empregos, realização de eventos turísticos, etc -, porém, penso que os vereadores estão dispostos a contribuir com a cidade e sua população, seja legislando, fiscalizando ou participando, de forma harmônica e independente, do seu processo de desenvolvimento. O que for bom para Caxambu terá sempre o apoio da Câmara de Vereadores, o que não for deverá ser questionado e combatido.
O bom senso e o bem comum norteam as decisões do Legislativo.
José Luiz F. Nogueira
Presidente da Câmara Municipal de Caxambu