sexta-feira, 8 de maio de 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA DE CAXAMBU FAZ BALANÇO DOS 100 DIAS

No último dia 10 de abril completou 100 dias de trabalho da nova Câmara. Diante deste fato, se faz importante apresentar um breve balanço daquilo que foi desenvolvido pela atual mesa diretora e demais vereadores.
Logo no início, em janeiro, colocamos um ritmo de trabalho intenso.
Vários secretários municipais foram convidados e estiveram na Câmara para apresentar seus planos de trabalho para a comunidade.
Os vereadores estiveram nas creches, escolas, bairros e na policlínica para ouvir as pessoas e ver os problemas de perto.
A maioria dos vereadores realizou visitas oficiais ao comando do 6
o Batalhão da Polícia Militar em Lavras e ao Comando do Corpo de Bombeiros em Varginha. Do comandante da PM conseguimos uma viatura 0 km para o policiamento ostensivo no município. Do Comandante dos Bombeiros, a sua disposição e interesse em implantar um pelotão do Corpo de Bombeiros em Caxambu. Equipamentos, viaturas e efetivo estarão disponíveis assim que o município disponibilizar a construção do quartel.
Todos os Projetos de Lei enviados à Câmara foram aprovados, grande parte deles em única votação. Isto demonstra a postura transparente e a vontade democrática dos vereadores em colaborar com o bom andamento dos trabalhos do Executivo, e com isso, viabilizar o desenvolvimento do município.
Os vereadores autorizaram, entre outros, a implantação da Escola Técnica, o transporte de alunos do supletivo, repasses para entidades assistenciais, a contratação de professores substitutos, de inglês e para o funcionamento do Telecentro. Repasses de recursos para a saúde da ordem de 500 mil reais também foram autorizados pelos vereadores.
No intuito de colaborar e apresentar as reivindicações dos munícipes, os vereadores encaminharam mais de 200 indicações para o Executivo Municipal tomar as devidas providências.
Podemos afirmar que o trabalho desenvolvido pela Câmara de Caxambu possibilitou uma mudança. Prova disso é o aumento do número de pessoas interessadas nas atividades dos vereadores. Além dos inúmeros ouvintes que acompanham as reuniões assiduamente através da Rádio Caxambu FM, o auditório da Câmara tem tido frequentemente todas suas cadeiras ocupadas.
A Câmara de Vereadores, ao contrário do Executivo, tem restrições no que tange às realizações - como obras, pavimentações, construção de casas populares, criação de empregos, realização de eventos turísticos, etc -, porém, penso que os vereadores estão dispostos a contribuir com a cidade e sua população, seja legislando, fiscalizando ou participando, de forma harmônica e independente, do seu processo de desenvolvimento. O que for bom para Caxambu terá sempre o apoio da Câmara de Vereadores, o que não for deverá ser questionado e combatido.
O bom senso e o bem comum norteam as decisões do Legislativo.

José Luiz F. Nogueira
Presidente da Câmara Municipal de Caxambu