quarta-feira, 13 de maio de 2009

SÃO LOURENÇO: TRÊS NOVOS PROJETOS EM TURISMO


A Prefeitura de São Lourenço, o Sebrae e a Secretaria de Estado do Turismo, estabeleceram parcerias para o desenvolvimento do turismo na cidade e região. A partir deste ano, São Lourenço será a única cidade de Minas a receber os três programas de fomento do turismo do estado.

O primeiro, iniciado em março, visa a recuperação e identificação do “produto” turístico água. Baseado em metodologia desenvolvida por um dos “papas” do marketing, Michael Porter, e aplicado pela “Competitiviness”, empresa de consultoria espanhola, já apresentou seus primeiros resultados do levantamento feito na região, em um encontro realizado na semana passada, em Caxambu. Agora os analistas do Sebrae pesquisam o mercado de São Paulo e Rio de Janeiro para identificar os interesses dos potenciais turistas do Circuito das Águas.

Os outros dois projetos foram apresentados no dia 7 de maio, em Belo Horizonte, sendo um deles firmado com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para analisar o nível competitivo das empresas turísticas e do setor público vinculado ao turismo. Este projeto, denominado “Município Indutor”, está sendo aplicado a apenas 100 cidades turísticas do Brasil. Os pesquisadores da FGV estarão em São Lourenço de 22 a 27 de junho, levantando as respostas para 536 índices de avaliação. Após a pesquisa, os dados comparativos serão utilizados para a melhoria do desempenho empresarial.

O terceiro programa, conveniado em Belo Horizonte na mesma data, conta também com o apoio do Ministério do Turismo, além do Sebrae e da secretaria de Estado e tem por objetivo a promoção e divulgação da cidade. Os consultores deste programa intitulado “Rede de Cooperação” estiveram com o presidente do Servtur, Leandro Haddad, no último final de semana e ressaltaram o potencial turístico de São Lourenço.

Segundo Leandro, os três programas são muito importantes para a retomada do turismo regional. “Eles permitirão um planejamento profissional de nossas ações, com vistas a um crescimento sustentável, recolocando São Lourenço em uma situação de destaque nacional”, afirmou o presidente do Servtur.

Fonte: ASCOM Prefeitura de São Lourenço