segunda-feira, 10 de agosto de 2009

COLUNA


Não poderia deixar de escrever sobre uma notícia que acabo de receber por email. Meus leitores que me desculpem, mas achei por bem trocar meu texto dessa semana porque o assunto é extremamente sério!
Acabo de ser informado pelo Maestro da Banda Marcial Cônego José de Castilho Moreira, a tradicional “Banda do EERMA”, que a mesma NÃO IRÁ PARTICIPAR do desfile de aniversário da cidade, e justamente no ano em que comemora 40 anos de existência!!!
A escola já foi notificada duas vezes pela Secretaria do Meio Ambiente, por que seus ensaios estavam incomodando uma vizinha do Colégio e também ao Hotel Bragança!
Houve a sugestão, por parte do Secretário do Meio Ambiente, Sr. Reynaldo Guedes, que os ensaios fossem feitos no Museu.
A direção do EERMA não manifestou nenhum interesse em resolver esse problema, então ficou decidido que a Banda irá encerrar suas atividades!!!!

Em que cidade vivemos??? A Banda faz parte da história de Caxambu, assim como as fanfarras do Polivalente e da exinta Escola de Comércio.
Quem em Caxambu nunca parou para ver essas bandas passando? Quem nunca se emocionou com os desfiles de 16 de setembro? Eu fiz parte dessa banda por 18 anos e tenho muito orgulho disso! Faria parte por mais 20 anos se fosse possível!
Ensaiávamos das 17 às 22 horas e NINGUÉM reclamava do nosso “barulho”, e olha que a banda tinha quase 100 componentes!
Será que ninguém irá fazer nada para impedir que isso aconteça? Será que mais um pedaço de nossa história será esquecido, assim como muitos já foram? Será que a pedido de poucos, que com certeza não conhecem o valor cultural que tem a Banda, teremos que nos calar e ver mais um “patrimônio” de nossa cidade chegar ao fim?

Alguém precisa fazer algo, e urgente!!! Ou será que tanto faz?


Juninho Moscca
Tarolista da Banda Cônego José de Castilho Moreira por 18 anos!
moscca@gmail.com