O governador Aécio Neves (PSDB) envia para a Assembleia na manhã da terça-feira dia 30 uma mensagem comunicando sua saída do cargo. O texto será lido no mesmo dia em plenário e a cerimônia de transmissão do cargo será realizada no dia seguinte. Esse é o passo inicial do rito de posse do vice-governador Antonio Anastasia (PSDB), que a partir do dia 31 assume o comando do estado.
Aécio deixa o cargo por causa da legislação eleitoral, que obriga a desincompatibilização, três meses antes do início da campanha, dos chefes do Executivo que pretendam concorrer a cargo diverso do ocupado. Ele deve disputar uma das duas vagas de Minas para o Senado ou, se ceder às pressões tucanas, pode ser candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo tucano José Serra, que na mesma data deixa o governo de São Paulo.
A posse do novo governador será realizada em sessão solene na Assembleia Legislativa, presidida pelo presidente da Casa, deputado Alberto Pinto Coelho (PP). Ela está marcada para às 11h e tem entre seus convidados os prefeitos, vice-prefeitos e presidentes das câmaras municipais de todos os 853 municípios mineiros. A pedido de Anastasia, a cerimônia será encerrada ao som de “Ô Minas Gerais”, popularmente conhecida como o hino dos mineiros. Ela será entoada pela solista mineira Maria Lúcia Godoy, que também vai cantar o Hino Nacional na abertura da cerimônia. A posse vai ser transmitida pela TV Assembleia e também pela Rede Minas.
Anastasia já sai da Assembleia como governador empossado, mas a solenidade de transmissão do cargo deve acontecer somente à tarde, no Palácio da Liberdade. A assessoria do governador faz mistério sobre os detalhes da solenidade e garante que o script da transmissão do cargo ainda não foi fechado, mas o próprio Aécio anunciou que pretende passar oficialmente a faixa de governador para Anastasia da sacada do Palácio, onde ele assumiu o cargo pela primeira vez há sete anos.
“Nós definimos o dia 31, até para cumprirmos a legislação eleitoral e não ter qualquer questionamento, pela manhã o vice-governador (Antonio) Anastasia toma posse na Assembleia e na parte da tarde, a partir das 15h, da sacada do Palácio da Liberdade, onde eu assumi o governo há sete anos e três meses, eu deixo o governo de Minas", disse Aécio, em entrevista recente.
Anastasia vai se mudar para o Palácio das Mangabeiras, na Zona Sul de Belo Horizonte, residência oficial dos governadores de estado. A data de sua mudança ainda não está definida, mas não será de imediato. Provavelmente ocorrerá somente depois do feriadão da Semana Santa. Aécio tinha anunciado a intenção de ficar fora do país por cerca de 30 dias, mas teve de mudar os planos por causa do lançamento oficial da candidatura de Serra, marcada para o dia 10. Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia assume aos 50 anos de idade, como o 47º governador do estado.
Fonte: UAI