quarta-feira, 31 de março de 2010

ANASTASIA ASSUME O GOVERNO DE MINAS

Com a renúncia do governador Aécio Neves (PSDB) para concorrer ao Senado, assume nesta quarta-feira a chefia do Executivo do estado o vice Antonio Augusto Anastasia (PSDB). O novo governador foi empossado primeiro pelo Legislativo, às 11h, na Assembleia Legislativa. Agora pouco na sacada do Palácio da Liberdade, ele recebe das mãos de Aécio a faixa de governador.

A cerimônia oficial de posse na Assembleia foi dirigida pelo presidente da Casa, deputado Alberto Pinto Coelho (PP). Entre os presentes, ministros, deputados federais, governadores, secretários do estado, prefeitos, vices e presidentes das câmaras municipais de todos os 853 municípios mineiros, empresários e representantes de classe. Por questões de segurança e de espaço, o acesso foi restrito aos convidados.



Carta de renúncia

Em seu último dia à frente do estado, Aécio recebeu secretários e líderes de governo. O clima no gabinete do Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, era de emoção. Foi por meio da mensagem de número 517 que Aécio comunicou, terça-feira, à Assembleia sua renúncia ao cargo de governador. Na objetiva carta de sete linhas, datada de 29 de março, Aécio afirma seu afastamento a partir desta quarta-feira e agradece o presidente da Casa, Alberto Pinto Coelho (PP), a quem dirige suas “expressões... de elevado apreço e distinta consideração”.

Entregue pessoalmente pelo secretário de Governo, Danilo de Castro (PSDB), ao presidente da Casa, a mensagem foi lida em plenário no mesmo dia, logo na abertura da reunião ordinária, à tarde. Essa é uma formalidade prevista na Constituição do estado e necessária para que o Legislativo dê posse ao novo governador.