Com a renúncia do governador Aécio Neves (PSDB) para concorrer ao Senado, assume nesta quarta-feira a chefia do Executivo do estado o vice Antonio Augusto Anastasia (PSDB). O novo governador foi empossado primeiro pelo Legislativo, às 11h, na Assembleia Legislativa. Agora pouco na sacada do Palácio da Liberdade, ele recebe das mãos de Aécio a faixa de governador.A cerimônia oficial de posse na Assembleia foi dirigida pelo presidente da Casa, deputado Alberto Pinto Coelho (PP). Entre os presentes, ministros, deputados federais, governadores, secretários do estado, prefeitos, vices e presidentes das câmaras municipais de todos os 853 municípios mineiros, empresários e representantes de classe. Por questões de segurança e de espaço, o acesso foi restrito aos convidados.
Carta de renúncia
Em seu último dia à frente do estado, Aécio recebeu secretários e líderes de governo. O clima no gabinete do Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, era de emoção. Foi por meio da mensagem de número 517 que Aécio comunicou, terça-feira, à Assembleia sua renúncia ao cargo de governador. Na objetiva carta de sete linhas, datada de 29 de março, Aécio afirma seu afastamento a partir desta quarta-feira e agradece o presidente da Casa, Alberto Pinto Coelho (PP), a quem dirige suas “expressões... de elevado apreço e distinta consideração”.
Entregue pessoalmente pelo secretário de Governo, Danilo de Castro (PSDB), ao presidente da Casa, a mensagem foi lida em plenário no mesmo dia, logo na abertura da reunião ordinária, à tarde. Essa é uma formalidade prevista na Constituição do estado e necessária para que o Legislativo dê posse ao novo governador.