A 13ª edição da Expocafé, a ser realizada na Fazenda Experimental da Epamig em Três Pontas, traz novidades além da transferência da responsabilidade de realização da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Haverá dentro da Feira uma mostra de bovinos, com animais de criadores e da Epamig, para atender a uma demanda dos produtores da região. O evento terá vários serviços informatizados como o credenciamento de expositores e será disponibilizado em tempo real toda a gestão e o sistema de e-commerce do evento.As alterações foram avaliadas pelo Conselho Deliberativo da Expocafé, que também aprovou o projeto de paisagismo do Núcleo Tecnológico Epamig Floricultura para a edição da Expocafé deste ano além da proposta do presidente da Epamig, Baldonedo Napoleão, de implantação das obras do Parque da Expocafé, ou seja, a melhoria da infraestrutura já existente com a construção de dois pavilhões: um para abrigar os estandes e outro em que serão realizados abertura dos eventos, palestras, cursos.
A Expocafé em 2010 inova ainda com a produção de seu primeiro catálogo oficial e pela realização de pesquisa sobre perfil do público da exposição e para saber o grau de satisfação de expositor e visitante.
Realização
O reitor da UFLA, Antônio Nazareno, explicou a impossibilidade de a universidade não mais poder coordenar o evento: “Em 2009 o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que as universidades federais não mais gerissem, com suas fundações de apoio, projetos de extensão como este. Nós ficamos preocupados com o futuro do evento, pela proporção que ele atingiu. A Epamig, que já era parceira, apresentou as condições necessárias para gerir o evento e garantir seu sucesso”, informou o reitor.
O presidente da Epamig, Baldonedo Napoleão, destacou o fato de a Epamig ter a firme pretensão de consolidar a marca Expocafé cada vez mais no cenário nacional, e de fazer com que o evento seja, de fato, um fórum de discussões e de definições de políticas públicas voltadas para toda a cadeia da cafeicultura.
Online
Segundo o coordenador da Expocafé, Mairon Mesquita a Epamig está agregando valor ao que já vinha sendo feito pela UFLA. O credenciamento está sendo feito antecipadamente, através de um sistema informatizado e 96% dos estandes já estão comercializados. Todo o relacionamento com os expositores está sendo feito online, inclusive com o Manual do Expositor. A secretaria apresentará informações em tempo real sobre número, origem, perfil do público, os picos de público, informações estratégicas importantes para a gestão do evento e interessantes para a cobertura da imprensa.
Também estará disponível em tempo real toda a gestão e o sistema de e-commerce da Expocafé, o que vai facilitar as auditorias que, porventura, acontecerem. “Nosso expositor receberá convites para seu público-alvo, o que segmentará mais o público visitante. A logística interna da Expocafé também será mudada. Haverá nova sinalização do evento e uma área de convivência, que as edições anteriores não apresentaram. Também teremos um circuito científico na Expocafé com intensa programação de palestras, cursos e debates. E neste ano teremos, também pela primeira vez, o catálogo oficial do evento”, disse Mairon.
Rodada de Negócios
O Sebrae Minas, que participa pelo quarto ano consecutivo da Expocafé, vai atuar em parceria com a Cooperativa Central e Agropecuarista do Estado de Minas Gerais (Coocamig) da qual fazem parte 15 cooperativas das regiões Sul, Triângulo e Zona da Mata. De acordo com o coordenador da Macrorregião Sul do Sebrae Minas, Juliano Cornélio, no ano passado participaram todas as cooperativas que integram o sistema.
O Sebrae identifica os fornecedores que participam da rodada de negócios. Os principais produtos são: defensivos agrícolas, vacinas e adubo. Em 2009 o volume de negócios, segundo Juliano, chegou a R$ 61 milhões. Para este ano, a expectativa é de aumento de 10 a 20%. “Estamos muito otimistas com o novo cenário. Os negócios poderão chegar a R$ 70 milhões”, disse o coordenador do Sebrae, que também demonstrou entusiasmo com a segmentação do público da Expocafé: “Vai ser bem mais interessante, principalmente para a geração de negócios”, concluiu.
O Conselho Deliberativo é composto pelo presidente da Epamig , Baldonedo Arthur Napoleão; reitor da UFLA, Antônio Nazareno; prefeita Municipal de Três Pontas, Luciana Ferreira Mendonça; presidente da Unicoop, Luiz Carlos Miranda; presidente da Cocatrel, Francisco Miranda de Figueiredo Filho; secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues; e o presidente da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas, Ralph Duarte Funchal.
Mais informações e agendamento de visitas por instituições de ensino - (31) 3489.5078. Saiba mais sobre a Expocafé: http://www.expocafe.com.br/