terça-feira, 27 de abril de 2010

CENTRO DE TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS ENCERRA ATIVIDADES

Com pesar comunicamos o encerramento das atividades do Centro de Tratamento de Dependentes Químicos de Caxambu - "Recanto Caminho da Esperança", referendado em Assembléia Geral Extraordinária levada a efeito em 10 de abril de 2010. A Diretoria foi obrigada a tomar esta decisão em decorrência de situação financeira insustentável, movida ainda pelo desinteresse e falta de apoio, conforme delineado na Nota de Esclarecimento que segue em anexo e que solicitamos a gentileza de publicá-la.
Renovando sinceros agradecimentos pela atenção e acolhida que sempre nos contemplou, subscrevemo-nos Atenciosamente.

José Nicoliello Viotti
Presidente e Diretor do Departamento Médico do extito CTDQ-Caxambu.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta ao apelo da Campanha da Fraternidade – 2001: “ VIDA SIM, DROGAS NÃO!” e como fruto da Pastoral da Sobriedade foi criado, por inspiração e liderança do Reverendíssimo Padre Benedito Domingues de Paula ( Pe. Ditinho) na cidade de Caxambu – M.G., aos 20 dias do mês de janeiro de 2001, o CENTRO DE TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS – “ RECANTO CAMINHO DA ESPERANÇA” – CTDQ-Caxambu, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, voltado desde 09 de setembro de 2001, quando foram iniciadas suas atividades, ao atendimento de Dependentes Químicos desprovidos de recursos para arcar com o ônus de um tratamento em instituição particular
Constava ainda dos planos da atual Diretoria, trabalhar arduamente no sentido de conseguir fundos para a compra do imóvel (sítio) onde funcionava o CTDQ - Caxambu, o que iria permitir ampliar suas instalações para receber maior número de internos e atender, em unidade individualizada, pacientes do sexo feminino, concluindo com a construção de um Albergue para acolher alcoólatras já tão comprometidos que perambulam pelas ruas, em função da degradação física e mental, muitas vezes irreversíveis, em decorrência do alcoolismo crônico. Recorremos aos Órgãos Governamentais, Clubes de Serviços, ONGS, Empresários de vários setores e a pessoas de boa vontade, não conseguindo adesão adequada.
Ao longo dos 9 anos de atividades foram admitidos, para tratamento, 544 dependentes químicos, em regime de internato, pelo período de 30 dias, procedentes de 68 cidades, sendo a grande maioria do Sul de Minas. De Caxambu - 121; Baependi - 63; Cruzília - 28; Conceição do Rio Verde- 20; Passa Quatro - 17; Itajubá -23; Carmo de Minas - 30; Virgínia – 14 e Três Corações – 11. Atendimento aos familiares dos
recuperandos, para orientações e esclarecimentos, foram contabilizados 1.868, além de mais de 3.000 palestras ministradas abordando os variados aspectos da Dependência Química, nesses anos, pela Equipe do CTDQ-Caxambu. O Presidente da entidade, Dr. José Nicoliello Viotti, que acumulava o cargo de Diretor do Departamento Médico, realizou em seu consultório particular, sem ônus para o paciente e para o CTDQ-Caxambu, 520 consultas e 516 eletrocardiogramas, sem contar as 871 aulas ministradas no curso sobre Aspectos Médicos da Dependência Química, com atualizados recursos audiovisuais.
Recentemente, alertada a Diretoria, pelo Tesoureiro Geral do CTDQ-Caxambu, Sr. Romeu Maciel Penha, responsável pela condução segura e bons resultados do Recanto Caminho da Esperança, da impossibilidade das reservas e projeções de receita serem suficientes para cumprir as obrigações até o final do ano, com grande possibilidade da Diretoria ter que, com expressivos recursos próprios, honrar compromissos para a manutenção e encerramento das atividades da entidade. Assim, foi convocada Reunião Extraordinária da Diretoria, levado a efeito no dia 23 de março de 2010, quando constava na pauta a possibilidade de algum membro da Diretoria ou pessoa idônea por ele indicado ou mesmo uma entidade, assumir a Direção do CTDQ-Caxambu. Após avaliação criteriosa, por unanimidade, a decisão foi de encerrar as atividades e para tanto, invocando o Artigo 41 dos Estatutos, a Assembléia Geral Extraordinária foi convocada através de Edital amplamente divulgado, constando o propósito de referendar a decisão da Diretoria tomada na reunião anterior e ainda, se aprovada a proposta do encerramento, destinar os bens às entidades filiadas ao Conselho Municipal de Assistência Social. No dia 10 de abril de 2010, a Assembléia Geral Extraordinária , convocada dentro das normas estatutárias, reunindo a Diretoria, Voluntários, Colaboradores e Autoridades, referendou a decisão da Diretoria de encerrar as atividade do Centro de Tratamento de Dependentes Químicos de Caxambu – “Recanto Caminho da Esperança” e destinar os bens, delineados por uma Comissão especial às entidades filiadas ao Conselho Municipal de Assistência Social. Ficou ainda estabelecido que a sede da entidade permanecerá, pelo período de 30 dias, aberta para finalizar o processo de encerramento e pronto a receber proposta de entidade que queira dar início a um trabalho congênere. Durante a Assembléia Geral Extraordinária, consultado o plenário, abriu-se espaço para ouvir as considerações e proposta de uma candidata a dar continuidade aos trabalhos do CTDQ-Caxambu, não aprovado pela Assembléia, porém, foi-lhe assinalada a perspectiva de utilizar o local e funcionários para iniciar um trabalho independente com Dependentes Químicos.
“A Gratidão é a Memória do Coração”. Nominar os agradecimentos, corre-se o risco de cometer injustiças, mas ao lado dos Diretores, Voluntários, Colaboradores, Autoridades, Funcionários, não poderíamos nos esquecer de registrar os mais sinceros agradecimentos à Associação Cultura Franciscana, com sede em São Paulo, entidade esta que representa as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, do Colégio Franciscano Santo Inácio de Baependi, dirigida pela Reverendíssima Irmã Carmem Pólo, que por vários anos residiu em Baependi como Diretora do referido Colégio, mantendo assim, por 5 anos consecutivos, graças às generosas e oportunas doações, as portas abertas do CTDQ-Caxambu , para acolher os jovens preteridos que, com o processo de recuperação, tornar possível fazer deles os preferidos.



José Nicoliello Viotti - Presidente
Vitor da Costa Rezende Júnior - Vice-Presidente

Romeu Maciel Penha - Tesoureiro
Marilene Sacramento Zamot - Voluntária