segunda-feira, 26 de abril de 2010

FAZENDA DOS LOBOS É SEDE DA XI COPA DE MARCHA DO SUL DE MINAS


Foi um momento de encontros e reencontros, num fim de semana histórico para criadores e apreciadores dos cavalos Mangalarga Marchador. Na VIII etapa da XI Copa de Marcha do Sul de Minas e da 1ª Etapa de Marcha Inter Fazendas realizada na Fazenda dos Lobos em Minduri, 82 animais de 60 criadores diferentes se apresentaram na pista. Uma intensa confraternização na casa de um dos maiores criadores e incentivadores do Mangalarga Marchador, Paulo César da Fazenda dos Lobos. Tradição que vem do Sr. Bentinho lembrado a todo instante por aqueles que sabem o chão onde pisam e respeitam as décadas de história e envolvimento com a criação e difusão do cavalo Mangalarga Marchador. O público presente também superou as expectativas. Entre apreciadores, criadores e visitantes o evento recebeu mais de 250 pessoas de diversas cidades da região e até de outros estados. –“Vim beber um pouco da “mangalarguice” do sul de Minas para levar para o nordeste, ver de perto mais uma vez todo o reflexo que esta região traduz do que a raça é no Brasil” - disse João Pessoa de Sousa ex-árbitro em dezenas de competições e criador, que veio de Pernambuco para acompanhar a Copa.
Na pista ao longo de todo o dia os animais se revezaram para a avaliação do árbitro desta etapa, atento ao estilo e características de cada animal. Segundo Carlos Eduardo Oliveira, árbitro há 12 anos da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador, a avaliação do estilo, regularidade, rendimento, comodidade e diagrama de marcha definem os melhores das categorias. A VIII etapa da XI Copa de Marcha do Sul de Minas foi dividida em apresentação de cavalos e éguas sub divididos em júnior, jovem e adultos. Para a valorização da raça e ampliação da união dos criadores o evento na Fazenda dos Lobos chegou num bom momento e no lugar exato: -“Um dia de muito brilhantismo, pois o Paulo Cesar tem um prestigio muito grande, pessoa querida por todos nós estamos aqui participando. Teve um peso positivo muito grande estarmos hoje na casa do Paulo César uma pessoa que muito fez pela raça do Cavalo Mangalarga Marchador” - afirma Dora Norremose criadora que competiu em diversas categorias.

Entre os criadores presentes na VIII Etapa da XI Copa de Marcha do Sul de Minas, o jornalista Sérgio Chapellin visitou pela primeira vez a Fazenda dos Lobos e garante que a convivência em eventos como este é fundamental para o sucesso na criação de cavalos Mangalarga Marchador. -"Eu não conhecia a Fazenda dos Lobos mas conhecia a tradição da fazenda, do criatório. A gente sempre ouve todo mundo se orgulhar muito ao afirmar que o cavalo tem sangue Lobo. Por isso como criador estou me realizando aqui. Primeiro por que eu já conheço o Paulo César há muitos anos mas não tinha vindo ainda à fazenda. Então estando na Fazendo dos Lobos, um dos criatórios mais importantes do Mangalarga Marchador, estando ao lado de pessoas que de fato conhecem o bom cavalo marchador, estou muito feliz" - disse ele.

A Copa de Marcha se tornou um evento de tradição entre criadores e até mesmo no calendário do turismo do sul de Minas. Realizada pela primeira vez em 1999, o evento nasceu na fazenda Traituba em Cruzília em parceria com a equipe da Fazenda Topada de Baependi. Na época a iniciativa foi de José Frauzino e Otto Aguiar Junqueira. De lá para cá após uma década de realização, a Copa se torna referência no meio -“Nós acompanhamos as etapas e vemos que em cada uma delas aumenta o interesse e a participação dos criadores, uma forma de nos unirmos e fortalecermos a raça” – disse Edmundo Azevedo Junqueira, criador e coordenador desta etapa da Copa.

O movimento constante ao longo do sábado, primeiro dia do evento, foi prova do interesse e do prestígio de uma realização como esta. Para Clóvis Almeida, criador de Caxambu, a Fazenda dos Lobos, com sua tradição e história, foi fator de integração – “Quando se trata de um evento realizado nos Lobos, com a tradição desta fazenda, da história, que eles tem, Sr. Bentinho, Paulo Cesar, agora o Neto, fazendo este novo movimento, trazendo pra cá de volta o que o cavalo merece, faz com que nós criadores e apreciadores tenhamos a oportunidade de viver e rever de perto esta história envolvida aqui na região, pelo criatório Lobo.


As provas prosseguiram durante todo o dia e adentraram a noite de sábado. No domingo o evento também teve a Fazenda dos Lobos como palco, em outra grande confraternização dos criadores de cavalos Mangalarga Marchador de todo o país.

Fonte: http://www.fazendalobos.com.br/

Fotos: Zhekha Amorim