Entre os criadores presentes na VIII Etapa da XI Copa de Marcha do Sul de Minas, o jornalista Sérgio Chapellin visitou pela primeira vez a Fazenda dos Lobos e garante que a convivência em eventos como este é fundamental para o sucesso na criação de cavalos Mangalarga Marchador. -"Eu não conhecia a Fazenda dos Lobos mas conhecia a tradição da fazenda, do criatório. A gente sempre ouve todo mundo se orgulhar muito ao afirmar que o cavalo tem sangue Lobo. Por isso como criador estou me realizando aqui. Primeiro por que eu já conheço o Paulo César há muitos anos mas não tinha vindo ainda à fazenda. Então estando na Fazendo dos Lobos, um dos criatórios mais importantes do Mangalarga Marchador, estando ao lado de pessoas que de fato conhecem o bom cavalo marchador, estou muito feliz" - disse ele.
A Copa de Marcha se tornou um evento de tradição entre criadores e até mesmo no calendário do turismo do sul de Minas. Realizada pela primeira vez em 1999, o evento nasceu na fazenda Traituba em Cruzília em parceria com a equipe da Fazenda Topada de Baependi. Na época a iniciativa foi de José Frauzino e Otto Aguiar Junqueira. De lá para cá após uma década de realização, a Copa se torna referência no meio -“Nós acompanhamos as etapas e vemos que em cada uma delas aumenta o interesse e a participação dos criadores, uma forma de nos unirmos e fortalecermos a raça” – disse Edmundo Azevedo Junqueira, criador e coordenador desta etapa da Copa.
O movimento constante ao longo do sábado, primeiro dia do evento, foi prova do interesse e do prestígio de uma realização como esta. Para Clóvis Almeida, criador de Caxambu, a Fazenda dos Lobos, com sua tradição e história, foi fator de integração – “Quando se trata de um evento realizado nos Lobos, com a tradição desta fazenda, da história, que eles tem, Sr. Bentinho, Paulo Cesar, agora o Neto, fazendo este novo movimento, trazendo pra cá de volta o que o cavalo merece, faz com que nós criadores e apreciadores tenhamos a oportunidade de viver e rever de perto esta história envolvida aqui na região, pelo criatório Lobo.
As provas prosseguiram durante todo o dia e adentraram a noite de sábado. No domingo o evento também teve a Fazenda dos Lobos como palco, em outra grande confraternização dos criadores de cavalos Mangalarga Marchador de todo o país.
Fonte: http://www.fazendalobos.com.br/
Fotos: Zhekha Amorim