PT e PMDB estarão no mesmo palanque na campanha para as eleições ao governo de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país. A aliança entre os partidos foi acordada em reunião nesta quarta-feira com dirigentes das duas legendas. O pré-candidato do PMDB, Hélio Costa, e o pré-candidato do PT, Fernando Pimentel, são os dois nomes cotados para concorrer ao governo e à vaga no Senado. “A aliança PT e PMDB em Minas Gerais é um reflexo da aliança nacional. Os dois partidos farão, no estado, um palanque único”, disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra.
As negociações agora serão com as bases dos partidos no estado para definir qual pré-candidato vai concorrer ao governo e ao Senado. Dutra disse que o critério de escolha será político e não com base em pesquisas eleitorais, que tem apontado um favoritismo de Hélio Costa ao governo. O anúncio será feito até o dia 6 de junho, data marcada pelos partidos para anúncio da chapa majoritária.
A aliança no estado repete a aliança nacional entre os dois partidos. O presidente do PMDB, Michel Temer (SP), deverá ser o candidato à vice-presidente na chapa com Dilma Rousseff (PT). Ontem, os dois participaram de um jantar e Temer disse que ouviu de Dilma que “receberia com muito agrado político e cívico” a confirmação de seu nome para vice.
Segundo Temer, a aliança nacional será feita com base nas alianças regionais. “Será em razão das soluções regionais”, disse. “Vamos pouco a pouco construindo lenta e solidamente a aliança nacional”, completou.
O PMDB marcou para 12 de junho a convenção nacional, quando deverá fazer o anúncio oficial da indicação de Temer a vice.
Fonte: UAI