domingo, 27 de junho de 2010

PSDB GANHA APOIO DE QUATRO PARTIDOS EM CONVENÇÕES ESTADUAIS

O PSDB de Minas Gerais conquistou neste sábado o apoio de quatro partidos – DEM, PPS, PSC e PDT – na corrida eleitoral deste ano. As principais lideranças dos tucanos no estado, entre elas o governador Antonio Augusto Anastasia e o ex-governador Aécio Neves, fizeram questão de agradecer pessoalmente as alianças percorrendo durante o dia os locais onde foram realizadas as convenções partidárias, em Belo Horizonte.

Foi mantido o mistério sobre quem será o candidato a vice – embora na convenção do DEM especulava-se que a chapa majoritária já esteja formada desde a semana passada, sem a presença de um filiado à legenda que sempre acompanha os tucanos nas eleições. Entre os partidos, já é certa a indicação para a vaga de vice do presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho (PP), que levou a melhor na disputa com os deputados federais Marcos Montes e Carlos Melles, presidente do DEM.
Para manter os democratas na aliança, os tucanos ofereceram a vaga de primeiro suplente do pré-candidato ao Senado, Aécio Neves, para Carlos Melles. Também ficaram acertados mais um cargo de primeiro escalão no Palácio da Liberdade com o comando de mais uma secretaria de Estado (Obras, Saúde ou Educação) e a promessa de apoio na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa em fevereiro de 2011. Com a proposta, o DEM aprovou na convenção o apoio ao PSDB, abrindo mão da briga pela vice.

Aos demais aliados foi oferecida ainda a vaga de primeiro suplente de Itamar Franco (PPS), que ontem teve a sua candidatura ao Senado aprovada em convenção do partido. Dois nomes disputam a indicação: o deputado estadual Zezé Perrella (PDT) e o ex-embaixador do Brasil em Cuba Tilden Santiago (PSB). Neste domingo, o PSB também vai homologar apoio aos tucanos. Definida essa última vaga, o PSDB reunirá os partidos aliados, na quarta-feira que vem, para anunciar a chapa completa.

PCdoB

O PCdoB aprovou neste sábado a coligação com PMDB e PT em torno da candidatura do senador Hélio Costa e do ex-ministro Patrus Ananias para o governo estadual. Os comunistas apresentaram ainda Zito Vieira para uma das duas vagas de senador – mas deixaram claro que essa não é uma condição para apoiar a chapa majoritária. Na proporcional, aprovaram uma lista de 75 candidatos a deputado estadual e sete para federal.

Fonte: UAI