segunda-feira, 7 de junho de 2010

PT DE MINAS PROPÕE CANDIDATURA DE PIMENTEL, MAS PMDB NÃO ACEITA

O PT-MG promoveu no domingo (6) reunião com os partidos da base aliada para tentar viabilizar o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) como candidato ao governo do estado. Representantes do PR e do PCdoB compareceram e apoiaram a candidatura de Pimentel. O PMDB, entretanto, não compareceu e avisou que o candidato da base será o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa.

Uma nova reunião entre PMDB e PT foi marcada para tentar resolver o impasse. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, preferem que PT e PMDB integrem um palanque único em Minas Gerais, com Hélio Costa disputando o governo. O objetivo é não prejudicar a aliança nacional entre os dois partidos.

Na chapa proposta pelo PT, a vaga de vice-governador seria ocupada por Clésio Andrade, presidente estadual do PR. Caberia ao ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB) disputar o Senado. Caso PT e PMDB não cheguem a um acordo, o impasse será resolvido pelas direções nacionais de ambos os partidos.

Nesta segunda-feira (7) o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, Hélio Costa e Fernando Pimentel vão se reunir em Brasília para definir a candidatura da base aliada em Minas Gerais. Segundo o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), a candidatura de Hélio Costa será referendada durante o encontro.

"O problema em Minas Gerais é que os partidos da base apoiam o Pimentel, que cresceu nas pesquisas, mas, a não ser que o PMDB desista da candidatura, vamos cumprir o que foi combinado e o Hélio Costa será o candidato da base ao governo", disse Vaccarezza. Segundo ele, caso o PT-MG insista na candidatura de Pimentel, não será preciso intervir no diretório estadual pois "quem decide é o diretório nacional".

Fonte: G-1