Olá! Caros amigos leitores, a partir de hoje vocês vão poder contar semanalmente com dicas e esclarecimentos que com certeza contribuirão com a melhora da sua saúde. Obrigada e boa leitura!
COLESTEROL, O GRANDE VILÃO?!
COLESTEROL, O GRANDE VILÃO?!
Há muito se ouve falar dos prejuízos que a elevada taxa de colesterol no nosso sangue pode causar, e sobre a incessante busca de como reduzir esses níveis, desde o excessivo uso de medicamentos até a procura por academias e a realização de exercícios físicos para controlar e contornar essa situação. Mas será que o colesterol é tão ruim assim? Claro que em níveis elevados ele pode, sim trazer muitos prejuízos a nossa saúde, afetando, muitas vezes, de forma drástica, nossa qualidade e estilo de vida. Mas qual é a real função do colesterol e por que devemos ter tanto cuidado ao falar dele?
O colesterol é necessário e fundamental para construir e manter nossas membranas celulares (é a estrutura que delimita todas as células vivas do nosso organismo). Ele também regula a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura. Recentemente, algumas pesquisas indicaram que o colesterol pode atuar como antioxidante. Ele também ajuda na fabricação da bílis (que é armazenada na vesícula biliar e ajuda no processo de digestão de gorduras), sendo também muito importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis (que são as vitaminas que precisam da gordura para serem utilizadas pelo nosso organismo), incluindo-se aí as vitaminas A, D, E e K . O colesterol é o principal precursor para a síntese de vitamina D e de vários hormônios esteróides.
Na alimentação humana, o colesterol é encontrado nas gorduras animais: todos os alimentos que contêm gordura animal possuem colesterol. As principais fontes de colesterol na dieta incluem os ovos, as carnes (vaca, boi e frango), leite integral, banha de porco.
O colesterol pode ser sintetizado no organismo humano em grandes quantidades, mesmo com uma dieta vegetariana ou pobre em colesterol, como resultado de distúrbios no metabolismo. Portanto, elevações pequenas nos níveis de colesterol podem ser inicialmente tratadas apenas com mudanças dos hábitos alimentares, mas hipercolesterolemias severas geralmente exigem a associação com tratamento farmacológico.
Produtos vegetais (como linhaça e amendoim) também contêm compostos como o colesterol, são conhecidos como fitoesteróis, que são sugeridos para diminuir os níveis de colesterol no sangue.
O colesterol tem fundamental importância no nosso organismo, por isso devemos ficar sempre atentos para mantê-lo dentro dos níveis aceitáveis, tomando-se os devidos cuidados quanto aos alimentos ingeridos por nós.
A atividade física também é de extrema importância para o controle positivo do nosso colesterol e da nossa saúde.
Portanto, atenção, uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas são a chave para uma vida plena de saúde e bem estar.
Contato: nathaliasab@gmail.com