segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ANPED FAZ UM BALANÇO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NESTA ÚLTIMA DÉCADA

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) abriu oficialmente, no dia 17 de outubro, a sua 33ª Reunião Anual, em Caxambu (MG). O evento reunirá, até o dia 20 de outubro, os principais professores e pesquisadores de educação do Brasil e de outros países. O tema deste ano é Educação no Brasil: o balanço de uma década – período que apresentou importantes acontecimentos nesta área. Nesta Reunião Anual acontecem importantes debates, como as metas para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), documento que deverá organizar prioridades e propor ações a serem alcançadas nos dez anos seguintes. “O balanço desta última década, como proposto nesta reunião da Anped, se propõem a ajudar a entender os caminhos a serem percorridos, nossos principais desafios e gargalos”, comenta o vice-presidente da Anped, João Ferreira de Oliveira. Os cerca de 3 mil participantes ficarão divididos em debates, nos grupos de trabalho que compõem a entidade, reuniões político-organizativas, sessões conversas e sessões especiais. Além do PNE, as discussões acontecem também em torno das metas para a Pós-graduação em Educação no país, o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, cuja primeira edição deverá ocorrer em 2011, o Plano de Desenvolvimeto da Educação, a obrigatoriedade de ensino gratuito dos 4 aos 17 anos, entre outras temáticas que marcaram a década. Durante cerimônia de abertura, o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lázaro representrou o Ministro, Fernando Haddad. Em sua fala, destacou que a década avançou bastante em educação, no sentido de colaboração entre municípios, estados e a União. “Temos como resultado neste sentido a Prova Brasil e os avanços do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O Plano de Desenvolvimento da Educação também foi apresentado em 2007. Tudo isso representou um grande passo e muito destas conquistas tiveram base conceitual e argumentativa na academia”, acrescentou. Lázaro destacou, ainda, que o Brasil vive um momento de transformação, que permite espaço para debater mais a educação.

30 anos em prol da Educação no país

A presidente da Anped, Dalila Andrade Oliveira destacou em sua fala de abertura da Reunião Anual os desafios enfrentados e os avanços alcançados na primeira década deste milênio na educação, sobretudo, no que diz respeito a expansão da pós-graduação no país. “Em 2001, eram 52 programas e hoje já são 105, fora o aumento do número de mestres e doutores da área, publicação de livros e a internacionalização da pesquisa”, ressaltou a Professora Dalila. A 33ª Reunião Anual da Anped, a primeira da gestão eleita para o biênio 2009-2011, representa o maior e principal encontro de professores e pesquisadores em educação do país. Simultaneamente a Reunião acontece em um momento especial de reflexão e debates sobre os rumos sociais, políticos, econômicos brasileiros. “Educação deve ser reconhecida como importante alicerce na construção de um país mais justo, democrático e com menor desigualdade social”, completa Dalila. O evento conta com apoio de diversas universidades e instituições de pesquisa do país, da CAPES, do CLACSO, do CNPQ/FINEP, Fapemig, Faperj, FAPESP, IPEA e do Ministério da Educação, por meio do SEB e SECAD.


Concurso nacional sobre Educação para a Diversidade e Enfrentamento às Desigualdades premiará quatro doutorandos

Quatro doutorandos em Educação foram destacados no concurso nacional sobre Educação para a Diversidade e Enfrentamento às Desigualdades no Contexto Brasileiro, organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). O resultado foi divulgado no final de setembro e os vencedores receberão o prêmio em solenidade, no dia 19 de outubro, às 13h, no Hotel Glória (Salão Caxambu), como parte da Reunião Anual da Anped.

Os vencedores por área foram: Andréa Borges de Medeiros, da Universidade Federal de Juiz de Fora, na área Educação e Pobreza, Aura Helena Ramos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na área Educação e Direitos Humanos, Viviane Potenza Guimarães Pinheiro, da Universidade de São Paulo, na área Educação e Diversidade, e Lourdes Helena da Silva, da Universidade Federal de Viçosa, na área Educação de Jovens e Adultos. Foram inscritos 79 trabalhos ao todo, de programas de Pós-Graduação de todo o Brasil.

Cinema para comunidade local

Outra atividade da 33a Reunião Anual da Anped, promovida em parceria com o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) são as sessões de cinema abertas à comunidade de Caxambu. Até quarta-feira, dia 20 de outubro, serão exibidos filmes nas temáticas "Mulheres e meninas - sentidos, amores e sabores na construção da identidade feminina", "Sentido da Formação da Juventude", e sessões especiais dedicadas às escolas de Caxambu.

Serviço: Local - Cinema de Caxambu (Praça 16 de Setembro, 34 - Centro) Entrada livre e gratuita


Programação:

Terça-feira, dia 19

9h30 - A excêntrica família de Antonia

12h - A menina Santa

14h30 - A teta assustada

17h30 - A culpa é do Fidel

20h - A onda

Quarta-Feira, dia 20

9h30 - Língua - Vidas em Português > Dedicada às Escolas de Caxambu

14h30 - Meninas

17h30 - A teta assustada

20h - Capitalismo - uma história de amor > Dedicada às Escolas de Caxambu

Juliana Fernandes
Interface Comunicação