O PODER DA LINHAÇA
A linhaça, devido aos inúmeros benefícios à saúde, vem sendo muito estudada nos últimos tempos. Ela se encaixa em um grupo de alimentos denominados alimentos funcionais. Esses alimentos são conhecidos por ajudarem no tratamento e prevenção de diversas doenças e seu uso contínuo pode aumentar as defesas orgânicas do nosso corpo e diminuir o ritmo do envelhecimento celular.
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras, ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), e é esse último nutriente que confere a propriedade de alimento funcional. É o alimento mais rico em Ômega 3 da natureza
Muitas pesquisas têm sido feitas para comprovar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Muitos estudos afirmam que a linhaça é benéfica na redução dos níveis de colesterol, pois é muito rica em fibras solúveis. Outros benefícios que também vêm sendo estudados são:
- Atuante no rejuvenescimento;
- Diminuição do peso corporal;
- Auxílio no combate à anemia;
- Auxiliador no combate ao câncer de mama, próstata, cólon e pulmão, entre outros (protege e evita a formação de tumores);
- Combate a acne;
- Auxilia no equilíbrio hormonal (distúrbios causados pela TPM e menopausa);
- Diminuição do risco da aterosclerose;
- Auxilia no controle da diabetes, da glicemia (boa notícia para os insulino-dependentes);
- Proporciona vitalidade física (aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular);
- Melhora o sistema digestivo (lubrifica e regenera a flora intestinal, expulsão de gases gástricos, eliminação de toxinas e contaminadores);
A linhaça possui a maior fonte alimentar de lignanas, que são compostos fitoquímicos similares ao estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação aos cânceres de mama e cólon.
Esse rico alimento ainda possui vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno, possui também minerais como o ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca mais dura que é difícil de digerir. Portanto, uma forma mais fácil de moer as sementes é no processador ou liquidificador, até que vire uma farinha. Guarde-a em um recipiente de vidro fechado com tampa e deixe na geladeira, longe da luz, dessa forma os nutrientes são melhor preservados.
Você pode utilizar esse rico alimento em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada em cereais, massas de pão e bolo, incrementar seu feijão, e onde você mais desejar.
RECOMENDAÇÃO GERAL
- Duas colheres de sopa por dia. Podendo ser consumida por pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos, inclusive gestantes).
Lembre-se de seguir um alimentação saudável e praticar atividades físicas.
Contato, dúvidas ou sugestões: nathaliasab@gmail.com



