sexta-feira, 22 de outubro de 2010

COLUNA

ALIMENTOS FUNCIONAIS




O objetivo principal de uma alimentação é fornecer ao organismo nutrientes necessários para que o metabolismo funcione de maneira saudável, enquanto fornece ao indivíduo sensação de saciedade e bem-estar.

Estudos recentes vêm apontando alguns alimentos que são capazes de apresentar propriedades benéficas, além de manter suas propriedades nutricionais básicas, estes alimentos são conhecidos como alimentos funcionais.

A importância para a saúde do uso destes alimentos verifica-se no Brasil pelo fato de que os brasileiros enfrentam um avanço das doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida desequilibrado que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo. E o consumo regular desses alimentos pode ser uma alternativa para conter o avanço dessas doenças e fazer com que as pessoas se conscientizem que a alimentação tem um papel fundamental sobre a saúde delas.

Os consumidores hoje melhor visualizam a diminuição de gastos médicos, o envelhecimento com saúde, qualidade de vida, além de neutralização de danos causados pelo meio ambiente em geral. As evidências científicas sobre a eficiência dos alimentos funcionais estão cada vez mais crescentes, e isso também traz segurança para o consumidor.

O conceito de alimento funcional surgiu no Japão nos anos 80 e hoje nesse país, já existem cerca de 200 tipos diferentes de alimentos funcionais.

É necessário que o consumo desses alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. Outra dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados protéicos de soja) ou peixes ricos em Ômega 3.

Além disso, é importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada. Isso quer dizer que se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

Segue na tabela abaixo alguns desses alimentos e seus benefícios:


Fonte: UFSC

Contato, dúvidas ou sugestões: nathaliasab@gmail.com