sexta-feira, 29 de outubro de 2010

COLUNA


AS PROTEÍNAS


Sabemos da importância que o carboidrato tem em nosso organismo, fornecendo para o nosso dia a energia suficiente para o desenvolvimento de nossas atividades. Sabemos também da importância que as gorduras exercem sobre ele, como, por exemplo, a produção de hormônios. Mas, e a proteína? Alguém sabe sua verdadeira função e qual o papel dela para o nosso organismo?
As proteínas são grandes moléculas constituídas por uma sequência de aminoácidos, formando como se fosse uma corrente. Elas formam o que chamamos de massa corporal magra, juntamente com os ossos e líquidos corporais. Além disso, são de extrema importância tanto dentro das células quanto fora delas, pois cumprem as mais diversas funções no nosso organismo.
As proteínas fazem parte da estrutura básica dos tecidos (músculos, tendões, pele, unhas etc) e desempenham funções metabólicas e reguladoras (assimilação de nutrientes, transporte de oxigênio e gorduras no sangue etc).
Depois da água, as proteínas são os constituintes de maior quantidade no organismo, sendo que a maior parte é encontrada nos músculos, onde são elementos importantes para o sistema de contração. O restante fica distribuído nos tecidos, ossos, dentes, sangue e fluídos orgânicos, como muco, leite, entre outros. As proteínas também participam da coagulação sanguínea, da formação de anticorpos, da construção de novos tecidos, e entre outras coisas são matéria–prima para alguns hormônios. O organismo não possui órgãos que mantenham uma reserva de proteínas, portanto devemos consumi-las diariamente.


PROTEÍNAS X ATIVIDADE FÍSICA

Ao realizar exercícios físicos, a musculatura degrada as proteínas, para que o músculo não fique debilitado e possa se refazer, se faz necessária a ingestão correta de proteínas através da alimentação.

FONTES PROTÉICAS

Animais: Carnes, aves, peixes, ovos e laticínios (proteínas completas);

Vegetais: Feijões, castanhas, cereais e pão (são parcialmente completas pois não têm um ou mais dos aminoácidos essenciais).

Abaixo, uma tabela com a quantidade de proteínas encontrada em cada alimento.


Fonte: Guia de Alimentação Saudável



Contato, dúvidas ou sugestões: nathaliasab@gmail.com