sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A CHUVA NA REGIÃO

Em Conceição do Rio Verde, no Sul de Minas Gerais, o Rio Verde subiu um metro e meio entre a quinta-feira (13) e sexta-feira (14), e o estádio municipal Guilhermando de Oliveira alagou. Os bairros Ponte Velha, Biquinha e Parque Goiabão também estão inundados e os desalojados foram levados para casa de parentes. O bairro Estação São Thomé, na zona rural, está sem a  ponte após as chuvas e não há previsão de quando ela será reconstruída. Nesta semana o prefeito da cidade decretou situação de emergência.

A cidade de Alagoa, no Sul de Minas, continua sem acesso nesta sexta-feira (14), porém o Rio Aiuruoca e o Ribeirão Vermelho já estão voltando ao leito. De Itamonte para a Alagoa, muitas barreiras caíram e não há possibilidade de passagem de carros e nem mesmo moto. De Aiuruoca para Alagoa, além do barro, que dificulta a passagem, uma ponte caiu próximo a cidade. Segundo o prefeito Sebastião Mendes, ainda são 148 desalojados, dez casas destruídas, 53 afetadas e três prédios públicos afetados (quadra municipal, estádio municipal e parque de exposição).

Serranos

A cidade está isolada. A estrada de acesso está com muita lama e uma ponte teve a estrutura abalada. Nas cidades de Carvalhos, Seritinga e Serrano estão com problemas de comunicação via celular.

Em Pouso Alto a forte chuva de quinta-feira (13) causou um desmoronamento de terra e a ponte, que liga o centro da cidade a zona rural, caiu. A praça central da cidade ficou inundada, mas nesta sexta-feira (14) a cidade não apresenta nenhum ponto de alagamento. De acordo com a Defesa Civil, as 20 famílias do bairro Capivari, que estavam na casa de parentes, já começam a voltar para suas residências. O bairro Ribeirão continua isolado.

Segundo dados da Defesa Civil, nos 20 municípios afetados até agora, pelo menos 4.022 pessoas foram obrigadas a sair de casa na região. Cerca de 3900 pessoas estão desalojadas e 122 estão desabrigadas. Até o momento segundo a Defesa Civil, 345 casas foram danificadas e 15 foram destruídas. Pontes danificadas somam 15 e 11 foram destruídas. Até o momento, uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas.

Baependi foi a última cidade a decretar estado de emergência na região. Segundo a prefeitura, nove famílias estão desalojadas, 45 casas foram atingidas por inundações e duas pontes foram danificadas. Agora são sete os municípios na região que decretaram estado de emergência: Baependi, Itamonte, Machado, São Sebastião da Bela Vista, Conceição do Rio Verde, Espírito Santo do Dourado e Seritinga.

Fonte: EPTV