COMO ACIONAR AS ENTIDADES DE DEFESA DO CONSUMIDOR? Ao enfrentar alguma dificuldade com um estabelecimento comercial ou um prestador de serviço, freqüentemente o consumidor se sente desamparado, sem ter a quem reclamar ou mesmo perguntar sobre a correção do tratamento recebido. Mas há várias instituições que prestam essa assistência. O PROCON, um órgão público, é o mais conhecido. Cada Estado tem o seu, com estrutura e forma de atendimento próprio: pessoalmente, por telefone, email, carta fax... Funciona de duas maneiras, sempre sem custo, explica ao cidadão os seus diretos de forma a auxiliá-lo na tomada de decisões, como mediador, facilita o diálogo entre empresas e insatisfeitos. Existem, ainda as entidades privadas, como o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e a ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). Como último recurso, quando as partes não chegam a acordo, pode-se ainda procurar a Justiça. O juizado especial cível recebe as causas menores, de vinte salários mínimos, sem precisar contratar um advogado e de vinte a quarenta salários mínimos, com advogado.
Para não ter que recorrer a essas entidades fique atento a todos os detalhes da sua compra, pergunte tudo que for necessário e boas compras. (fonte: Denyse Godoy)
BANCO CENTRAL DE DILMA ESTRÉIA COM AUMENTO DA TAXA DE JUROS, Copom eleva Selic em 0,5%, para 11,25% ao ano, afim de tentar frear consumo e inflação. Banco diz que é ‘início de processo de ajuste da taxa’ para mercado, juros sobem nas próximas duas reuniões. (fonte: Folha)
COM MANOBRA ESTATÍSTICA, GOVERNO ALCANÇA META DE EMPREGO FORMAL, por meio de uma manobra que ampliou o total de vagas em quase 400 mil, o governo conseguiu cumprir a meta de criar 2,5 milhões de empregos com carteira assinada no ano passado, último da administração Luiz Inácio Lula da Silva. Sem aviso prévio, o Ministério do Trabalho apresentou ontem uma novidade estatística: antecipou dados que seriam divulgados em maio para, no balanço do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregos). (fonte: Mário S. Lima)
FORD FAZ RECALL DE 301 MIL ECOSPORT E FIESTA, falha em trava de segurança para crianças provoca maior convocação de uma montadora no país desde 2002. Segundo a Ford, os carros EcoSporte 2007/2008/2009 e Fiesta 2008/2009 podem não funcionar corretamente. A montadora explica que existe a possibilidade das portas traseiras serem abertas por meio dos puxadores internos, mesmo com trava de segurança supostamente acionada. (fonte: Mariana Schreiber)
Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br