A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), órgão ligado à Secretaria de Estado de Defesa Social, assumiu a administração da população carcerária de mais quatro cidades do Sul de Minas. A partir de agora, os detentos de Aiuruoca, Baependi, Cruzília e Itamonte estão sob supervisão da Suapi no Presídio de Baependi, antigo prédio em que funcionava a cadeia pública do município. As demais cadeias foram desativadas. Com isso, a subsecretaria tem agora 118 unidades em todo o Estado sob sua responsabilidade.
Com a nova unidade, 12 policiais militares e 10 civis que antes faziam as guardas das cadeias, foram liberados para suas funções originais. Agora a responsabilidade de guarda e escolta dos presos fica a cargo de 30 agentes penitenciários que foram aprovados em processo seletivo e passaram por formação e aperfeiçoamento.
O novo Presídio de Baependi tem capacidade para 60 presos e atualmente abriga 47. Os detentos terão direito agora a atendimentos jurídico, social, odontológico, médico, psicológico e quatro refeições diárias, com cardápios supervisionados por nutricionista. As visitas aos presos estão suspensas por 30 dias, segundo a secretaria, para adequação ao novo sistema.
Fonte: EPTV