sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

COLUNA

PERIGOS E BENEFÍCIOS DOS ADOÇANTES




Quem sofre de diabetes a primeira coisa que ouve do médico é: Retire o açúcar da sua alimentação! E a primeira coisa que se faz é trocar o açúcar pelo adoçante. Até mesmo quem faz dieta para emagrecer tem o hábito de trocar o açúcar por essa alternativa mais “saudável”.

A coluna de hoje tem por objetivo sanar dúvidas e esclarecer sobre os diversos tipos de adoçantes encontrados no mercado.

Adoçantes Artificais

- Sacarina: Primeiro substituto da sacarose. Adotado muito pelos diabéticos. É derivada da destilação do carvão;

- Ciclamato e Sacarina de Sódio: Sintetizado de um derivado do petróleo. Quando usado na quantidade recomendada não apresenta riscos para a saúde, como o surgimento do câncer, por exemplo. Mas atenção hipertensos, tanto o ciclamato de sódio quanto a sacarina sódica podem causar os mesmos efeitos colaterais do sal comum;

- Aspartame: É utilizado por milhões de pessoas e é muito usado em bebidas. Quando a temperatura do aspartame excede 30ºC, o álcool contido no adoçante é convertido e pode apresentar riscos para à saúde. As grávidas devem tomar certo cuidado pois o aspartame pode causar má formação fetal. Já para os obesos um estudo realizado pelo Dr. H. J. Roberts mostrou que quando interrompido o uso do aspartame na dieta a peda de peso foi mais eficaz.

Adoçantes Naturais

- Estévia: É o mais indicado pois é extraído de folhas, sendo um adoçante natural. Porém os diabéticos devem consumi-lo com acompanhamento médico;

- Sucralose: É um adoçante de baixa caloria feito a partir de uma molécula modificada do açúcar. Não causa cáries, pode ser consumida por diabéticos e empregada em bebidas frias ou quentes e em alimentos cozidos, assados ou congelados. Mas é preciso bom senso, não adianta fazer um almoço farto, caprichar na sobremesa e na hora do cafezinho pedir um adoçante.

- Açúcar Mascavo: É uma caloria integral, tem todas as vitaminas e sais minerais do caldo de cana. Quanto mais escuro mais vitaminas e sais minerais terá. É obtido já na primeira fase da extração do açúcar.

Cuidado no consumo dos adoçantes, busque um profissional que possa indicar o melhor tipo e a quantidade certa a ser consumida. Não saia consumido por conta própria, pois podem trazer riscos à sua saúde!



Obs: Informações retiradas do livro “O que a dieta ortomolecular pode fazer por você”, da autora Heloísa Bernardes

Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista

Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais


Tel: 35 9872 4366

e-mail: nathaliasab@gmail.com  Twitter: @NutriNathy