segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

COM IPAD, JORNAL DIGITAL SE TORNARÁ MÍDIA DE MASSA

Para o consultor de mídia Ken Doctor, a seleção natural pela qual passam as novas mídias fará com que só os mais adaptados sobrevivam à transição tecnológica. Doctor se sobressai pelo otimismo pragmático de quem vê um futuro feliz para o jornalismo, mas não sem percalços. Um ótimo teste para o momento é o lançamento do "The Daily", o jornal exclusivo para iPad lançado na última quarta-feira pelo bilionário e pioneiro da mídia Rupert Murdoch.  O consultor vê o novo jornal como um marco na indústria da mídia voltada para as massas. A primeira revolução, diz, é o preço. O leitor paga, sim, mas em vez de uma assinatura o modelo será o do iTunes, com um aplicativo vendido a US$ 0,99 (R$ 1,66) semanais.  A outra é a interatividade -- farta, mas sem pirotecnias, de forma a guardar propositadamente a imagem de uma revista ou um jornal. A fórmula, afirma, criará um veículo de massas que vai acelerar a migração do impresso para os tablets.
Fonte: Folha