Vinte e oito novos deputados estaduais foram empossados na tarde desta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Belo Horizonte, em uma cerimônia que durou cerca de duas horas. Eles se unem aos 49 deputados reeleitos para a próxima legislatura, que termina em 2014. Com a entrada dos novatos, a Casa teve uma renovação de 36,36%, o menor índicedesde 2002. O governador Antonio Anastasia (PSDB) não compareceu e foi representado pelo governador em exercício Alberto Pinto Coelho (PP).
Na nova composição da casa, a base aliada de Anastasia continua sendo maioria na casa, com 54 deputados de 17 partidos. O PSDB, partido do governador, é a maior bancada com 13 representantes. Entre o bloco de oposição, o PT é o maior partido, com 11 deputados. O bloco de 23 deputados é formado também pelo PC do B, PRB e PMDB, que decidiu continuar na oposição na noite desta segunda-feira. O partido tem a terceira maior representação na casa com 8 deputados. O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho afirmou que a desistência do PMDB de migrar para a base governista é um processo democrático e ''natural''.
''Chegamos a ter algum diálogo em torno da perspectiva do PMDB vir a aliar-se à base do governo, mas, houve uma decisão, temos que respeitar, e isso não vai impedir que continuemos a dialogar, e, mais do que isso, que busquemos sempre que possível, ainda que o PMDB tenha escolhido ficar na oposição, a convergência em torno dos interesses do Estado''
Presidência
Também será decidida nesta terça-feira a nova composição da Mesa Diretora na casa. A relação das candidaturas para o biênio 2011/2013 foi fechada nesta terça. O deputado Dinis Pinheiro (PSDB) encabeça a chapa única e deverá ser eleito o presidente da Casa. A lista contém ainda os nomes dos deputados José Henrique (PMDB) para a 1ª vice-presidência, Inácio Franco (PV) para a 2ª vice-presidência e Paulo Guedes (PT) para a 3ª vice-presidência. Dilzon Melo (PTB) é o candidato único para a 1ª Secretaria. O 2º secretário deve ser o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) e o 3º, o deputado Jayro Lessa (DEM). Foi registrada apenas uma candidatura avulsa, a do deputado Sebastião Costa (PPS) para a vaga de 1º vice-presidente.