12Itajubá é a primeira cidade a receber, em 2011, o espetáculo musical que utiliza a linguagem circense como o elo de ligação entre os músicos/atores e o público.
O Instituto Mantiqueira de Música e Arte (IMMA) traz a Itajubá, às 20h do dia 12 de fevereiro, sábado, o espetáculo musical O Circo dos Sonhos. Em apresentação única na cidade, os renomados músicos Wolf Borges, Raphael du Valle, César Bottinha, dentre outros, prometem muita música e diversão, no palco que será montado na rua Dr. Xavier Lisboa, em frente ao IMMA.
Nesta proposta inovadora de resgate da linguagem dos circos tradicionais do interior, o elenco atua cenicamente, interagindo com o público em interpretações empolgantes, pautadas em primoroso trabalho de direção, criação de adereços, cenografia e figurino.
A turnê 2011 do espetáculo "Circo dos Sonhos" é amparada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o patrocínio das empresas sulmineiras Fagor Ederlan, Cerâmica Vila Rica e Bebidas JF. A turnê, que envolve o lançamento do CD do mesmo nome, passará por Barbacena, Guaxupé, Divinópolis, Mariana e São Paulo.
“Iniciando 2011, chega a vez de Itajubá receber o Circo dos Sonhos. Temos aqui grandes amigos e músicos de grande prestígio, como os maestros Omar Fontes Jr. e Giovanni Guimarães, que também abrilhantam o palco” – afirma Wolf Borges.
WORKSHOPS
A partir das 14h do mesmo sábado, o baixista Raphael du Valle e o guitarrista César Bottinha realizam workshop nas dependências do IMMA. Eles se propõem a desvendar segredos das técnicas musicais que mais utilizam e bater papo com os interessados no universo musical. A partir das 16h, Wolf Borges e a atriz e produtora Jucilene Buosi discorrem sobre Produção Cultural: eles compartilham sua experiência da montagem à execução de um projeto, bem como apontam os caminhos para os incentivos governamentais e os patrocínios de empresas públicas e privadas. Jucilene também é responsável pelo roteiro e direção cenográfica do Circo dos Sonhos.
Conheça melhor o Projeto O Circo dos Sonhos em http://www.wolfborges.com.br/
--------------------------------------------------------
SAIBA MAIS SOBRE OS MÚSICOS:
* O mineiro Wolf Borges, em seus 25 anos dedicados à música, tem em sua composição forte traço de resgate de ritmos genuinamente brasileiros. Sempre cercado de profissionais que agregam valor a sua arte, Wolf tem alcançado um expressivo resultado de seu trabalho merecendo críticas elogiosas de importantes referências musicais nacionais e internacionais. A qualidade e arrojo do seu trabalho envolvem instrumentistas sulmineiros e outros músicos de reconhecimento como Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Juarez Moreira, Toninho Horta e Toninho Ferraguti, dentre outros.
* O baixista Raphael du Valle
Raphael começou a tocar contra-baixo aos 10 anos de idade. Aos 16, começou s lecionar, e, hoje, tem sua própria escola, a Fábrica, e o site www.toquemaisbaixo.com onde ensina, online, para mais de 5.000 alunos, espalhados por todo o País. Ele já tocou e gravou com diversos nomes consagrados: Wilson Sideral, Enok Virgulino, Luciana Lima, Arleno Farias, Rafael Toledo, Wolf Borges, Elder Costa, Flávio Landau, Toninho Ferraguti, Edu Ribeiro, Soul Brasuca, Claudio Nucci, Ivan Meyer, Jucelene Buosi Neto Amaral e outros... Atualmente, toca com a banda de forró pé de serra Rasgacêro, que conquistou vários prêmios em nível nacional, entre os quais se destacam o Festival Nacional de Forró de Itaúnas-ES e o Festival Viola de todos os cantos da EPTV. Raphael também a Mixiricart , iniciativa dele junto a três sócios, tem oferecido relevantes trabalhos aos músicos do Sul de Minas.
* César Bottinha
Guitarrista e produtor musical dos mais requisitados, o paulistano César Bottinha consegue aliar, em sua história, uma formação acadêmica respeitável e uma intensa atividade musical. Acompanhou artistas como Daude, Rita Ribeiro, Lui Coimbra, Celso Fonseca, Mafalda Minozzi, Paulo Lêpetit, Vange Miliet, em turnês nacionais e internacionais. Fez participações especiais com outros nomes importantes da Música Popular Brasileira como, Milton Nascimento, Zizi Possi, Luiz Melodia, Chico César, Zeca Baleiro, Carlinhos Brown, Alcione, André Abujanra, Alzira Espíndola, Torquato Mariano, Ana Carolina, Jorge Mautner entre outros. Como produtor realizou trabalhos reconhecidos com a participação de ícones da música brasileira como Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Marcelo Martins, Jessé Sadok, Marcos Nimirichter, Lui Coimbra, Funk como Le Gusta (metais), Torquato Mariano, Marco Lobo, Sebastian Notini, Gustavo Carvalho, Elder Costa, Wolf Borges e Jucilene Buosi entre outros.
Helem Sandra Albino - Assessoria de Comunicação