A dieta ideal para as gestantes é aquela que mantém todos os nutrientes para a formação do bebê. Então, nem pensar em comer qualquer coisinha na hora da fome, porque diariamente o corpo precisa de nutrientes para a formação de uma grande quantidade de novas células. Mas, também não pode exceder em calorias, pois o aumento de peso da mãe, não oferece bom peso para o bebê e ainda, pode trazer riscos para os dois, como por exemplo, a eclâmpsia, que é o aumento de pressão arterial, que coloca em risco a vida dos dois.
Neste período único que a mulher passa, deve alimentar-se basicamente de carnes magras, verduras, legumes, frutas, leite, grãos e cereais.
Existe uma necessidade calórica aumentada no período gestacional, de aproximadamente 300 Kcal , o que significa que NÃO precisamos comer por dois. No início, o ganho de peso é só da mãe e depois disso, com o crescimento do bebê, ele também precisa ganhar peso. Como a necessidade de vitaminas e minerais é maior, as frutas, hortaliças e carnes magras são boas fontes desses nutrientes.
Deve-se evitar por todo período os excessos, principalmente em gorduras e frituras, alimentos gordurosos dificultam a circulação sangüínea, aumentam os riscos de colesterol e aumenta a gordura corporal.
O excesso de sal também deve ser evitado pois aumenta a pressão arterial, porém não deve ser eliminado, pois freqüentemente, as gestantes experimentam períodos de queda da pressão, ocasionando tonturas e mal estar.
É comum por todo processo de transformação no corpo e até pela alteração emocional, quadros de enjôo, por isso, a gestante deve dividir ao máximo suas refeições, fazendo então, várias pequenas refeições durante o dia, evitando o jejum prolongado, e dar preferência a alimentos que não provoquem mais formação ácida, como alimentos muito ácido e gordura.
Portanto, nos primeiros meses a gestante deve manter uma dieta normal, sem restrições calóricas, porém sem excessos. Como a ansiedade é inevitável, aquela sensação de fome, que na verdade é mais vontade de comer, deve ser diminuída com frutas e sucos de frutas. A dieta normal significa, carnes magras, hortaliças, arroz ou massas , feijão ou outro grão como lentilha e dois copos de leite ou iogurte por dia.
Espera -se um ganho de peso , durante todo período de 9 à 12 quilos. Não havendo a necessidade de se fazer uma dieta de emagrecimento no inicio da gestação, caso a mãe tenha engravidado acima do peso ideal. A contagem se faz partir do primeiro mês, sobre o peso da mãe. Depois do parto pode se pensar em dieta, com cuidados para não diminuir a produção do leite materno.
A dieta de redução de peso, se faz com restrição de calorias , o que pode levar nutrientes em quantidades insuficientes para a formação do bebê. Não pode haver desnutrição intra-uterina, o que pode levar a diminuição do nível de inteligência e outras sequelas, inclusive com atraso motor. Por isso não se recomenda dieta de perda de peso para mãe que engravidou com sobrepeso. A única coisa que se pode fazer, é uma dieta que mantenha um ganho ponderal de até 9 quilos até o final da gestação, permitindo que o bebê tenha aproximadamente 3 quilos ao nascer.
Regras gerais para a alimentação da Gestante:
• Consumir folhas cruas em forma de saladas, temperada com limão;
• Consumir pelo menos uma vez ao dia grãos de feijão, lentilha, grão de bico ou ervilhas;
• Consumir 4 tipos de frutas ao longo do dia, em forma de suco ou ao natural;
• Ingerir pelo menos 1 litro e meio de água durante o dia;
• Evitar excessos de gorduras e açúcares;
• Comer devagar, mastigando bem os alimentos;
• Fracionar a dieta, fazendo no mínimo 5 refeições diárias em horários regulares;
• Aumentar a ingestão de fibras através do uso de cascas, bagaços, sementes de frutas e verduras cruas;
• Consumir bastante líquido ao longo do dia, entretanto, deve-se evitar o consumo de líquidos durante as refeições que tiverem um maior volume de alimentos;
• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas (pois afetam o desenvolvimento do feto);
• Evitar o excesso de alimentos que predispõe à formação de gases, como grãos, repolho, couve flor, refrigerantes;
• Não sentar ou deitar logo após as refeições.
Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366
e-mail: nathaliasab@gmail.com - Twitter: @NutriNathy