GERENTE DE CONTA BANCÁRIA TEM “SELO DE QUALIDADE”, a oferta de produtos e serviços bancários é feita à semelhança de tantas campanhas de venda que bombardeiam o consumidor com perspectiva de realização de sonhos, com discursos bonitos, com vantagens e com benefícios dos mais variados. Raramente essa oferta é feita com foco no cliente como deveria ser, não existe nenhum produto ou serviço que seja melhor que o outro, exceto se as necessidades e os objetivos financeiros do cliente forem identificados, compreendidos e analisados. E, com base nesse diagnóstico, surgirá a recomendação ética e responsável de um produto ou serviço que melhor atenda essa situação especifica. Tentando entender como isso acontece, e colocando no palco os dois personagens principais dessa história, encontramos: o gerente de conta bancária que faz a oferta e o cliente que compra, assina e paga a conta. Quero dizer com isso, que somos responsáveis pela decisão que tomamos na hora de comprar este ou aquele produto, mesmo quando a venda é feita fora do contexto do cliente ou, ainda pior, fora dos padrões éticos.
Os órgãos reguladores e as entidades de autorregulação introduziram, há alguns anos, a exigência e a condição de uma certificação profissional para qualificar profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimentos, a certificação é o “selo de qualidade” do gerente. Nós consumidores, temos a obrigação de fazer nossa parte, a responsabilidade é nossa também.
Então vão cinco dicas que valem dinheiro:
1- Venda casada- aquela que condiciona a aquisição de um produto para obtenção de outro é proibido pelo BC.
2- Não compre produto para agradar seu gerente, só ele sai ganhando.
3- Não pergunte para o gerente o que ele faria se o dinheiro fosse dele.
4- Antes de contratar, verifique todos os custos envolvidos, raramente fazem parte dos discursos.
5- Leia o contrato e verifique se o discurso de venda abordou todos os aspectos, faça perguntas sobre itens omitidos e só assine se entender.
Bem, agora é só aproveitar bem o investimento e boa sorte. (fonte: Márcia Dessen)
* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *
10- Para a NOTA DA REDAÇÃO (Paulo Silva), muito profissionalismo, ético e corajosa , parabéns!
5- Para a pista de caminhada do parque: buracos, depressões, muito escorregadia e sem informação da metragem feita. Vamos lembrar que boa parte dos freqüentadores são pessoas mais idade.
0- Para o desfile das Escolas de Samba, desorganizado, demorado e muito cansativo. Com isso as escolas de samba que ficam com a imagem ruim, muito injusto.
* Por Luis Calvo Vidal
MEDICAMENTOS DEVEM FICAR ATÉ 6% MAIS CAROS EM ABRIL, reajuste autorizado pelo governo valerá para maior parte dos remédios usados no país, como antibióticos e anti-inflamatórios. Uma resolução da Câmara de Regulação do Mercado, definiu os critérios para calcular o reajuste. Um deles é o acumulado de março de 2010 a fevereiro deste ano do Índice Nacional de Preços (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrou 601%. (fonte: Agência Brasil)
ENTRADA DE DÓLARES JÁ SUPERA A DE 2010, saldo do fluxo cambial é de US$24,356bi; governo prepara medidas para proteger setor exportador de dólar barato. Resultado é puxado por investimentos de longo prazo e empréstimos feitos por empresas brasileiras no exterior, o ingresso de dólares contribui para manter baixa a cotação da moeda norte-americana e facilitar as importações. (fonte: Folha)
TREM DE ALTA VELOCIDADE TIRA MERCADO DOS AVIÕES, terceira maior fabricante de aviões comercias do mundo, a Embraer começou a discutir a produção de trens de alta velocidade. No início de março, a empresa convidou Iñaki Barron, diretor de alta velocidade da UIC (Organização Mundial de Ferrovias), para falar sobre o tema em sua fábrica em São José dos Campo/SP. (fonte: Dimmi Amora)
Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br