Um projeto museológico II
Paulo Paranhos*
Dentre os objetivos específicos para a consecução de um projeto museológico, notadamente o que se pretende realizar no Museu de Caxambu, devemos destacar a viabilização e a promoção do acervo histórico, artístico e cultural do município, catalogando e mantendo as peças produzidas ao longo do tempo. A articulação, integração e apoio da atuação das entidades e órgãos que demandem atividades no sentido museológico, é, também, um dos objetivos essenciais a esse projeto.
Além disso, existe a necessidade de se priorizar programas e projetos institucionais, de gestão de acervos, de exposições, educativo e cultural, de pesquisa, de difusão e divulgação, contemplando a qualidade de atendimento e realização de eventos, a fim de que o Museu se torne, efetivamente, um agente significativo de promoção de cultura da sociedade.
Desta forma, o desenvolvimento de trabalhos dentro de uma postura de preservação da história do município, através das manifestações folclóricas, familiares e tradicionais é considerado, no universo museológico, um momento decisivo para que o Museu promova e valorize a sua comunidade.
A partir desse viés e procurando racionalizar recursos e incentivo à memória dos fatos, acontecimentos e à produção dos caxambuenses, o Museu deverá passar a atuar em consonância com as demais instituições culturais da cidade, do estado e do país, procurando inserir as suas ações na agenda das políticas culturais públicas e privadas, propiciando, através, prioritariamente, de ações educativas, o acesso da sociedade à cultura proposta pela entidade.
Todo esse projeto museológico está sendo pensado e cuidadosamente desenvolvido para que o Museu de Caxambu seja um importante instrumento de cultura da e para a sociedade caxambuense.
_______________
* Museólogo