sexta-feira, 18 de março de 2011

SÃO LOURENÇO SERÁ CAPITAL DO MEIO AMBIENTE NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA



Entre os dias 18 e 20 de março, São Lourenço se tornará a capital brasileira do Meio Ambiente. A água, comemorada em todo o mundo no dia 22, será o foco de uma variada programação que terá o ponto alto, no dia 20, com a entrega da Medalha “Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço – MG”. O governador do Estado de Minas, Antônio Anastasia, estará presente no evento que reunirá dezenas de personalidades, na estrutura montada, na Praça João Lage (Brasil), em frente ao Parque das Águas. Na noite de sábado, o cantor e compositor Flávio Venturini comandará o show Tributo às Águas.

São Lourenço como seus municípios vizinhos, no sul de Minas, nasceu e se desenvolveu em função das águas minerais que brotam em inúmeras nascentes. No ano passado, por sugestão da ensaísta Ivanise Junqueira, a Câmara dos Vereadores aprovou lei municipal enviada pelo prefeito Zé Neto, criando a comenda. O objetivo é homenagear anualmente cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que se destacaram com ações em prol da disseminação, incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao Turismo, à Preservação Ecológica e Ambiental. A condecoração será sempre na semana que se comemora o Dia Mundial da Água. O Chanceler da Medalha, que preside o comitê, para a escolha dos nomes a serem homenageados é o superintendente do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, Eugênio Ferraz.
Artistas, jornalistas, ambientalistas, políticos e autoridades já confirmaram presença. Entre eles o ator, Marcos Frota, os cantores e compositores Flávio Venturini e Beto Guedes, o estilista Ronaldo Fraga, o deputado Sarney Filho, o ex-Ministro da Cultura, Aloísio Pimenta, o presidente da Associação Mineira dos Municípios, José Milton de Carvalho Rocha, e o presidente da Nestlé Waters do Brasil Edson Ebzawa, além de personalidades da região.

A Festa da Água, porém, também tem um cunho político. Os prefeitos da região entregarão ao governador um manifesto solicitando ajuda para implantar ações preventivas de enchentes e possível dragagem do Rio Verde. Os municípios banhados pela Bacia do Rio Verde querem o comprometimento de Anastasia para adoção dessas medidas.

As comemorações começam no dia 18, sexta-feira, com a apresentação de artistas locais no palco da frente do Parque das Águas. O show principal será no dia seguinte, sábado, com Flávio Venturini e convidados fazendo um Tributo às Águas”.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço