O número de assaltos a casas lotéricas aumentou 67,2% no último ano, conforme levantamento da Secretaria de Estado de Defesa Social. Em 2009, foram 113 registros. Já em 2010, foram 189. Pequenas, sempre cheias de clientes e com grande circulação de dinheiro, as casas lotéricas são alvos cada vez mais frequentes de bandidos. Prestando serviços bancários, mas sem o aparato de seguranças de uma agência bancária normal, a ação de criminosos acaba sendo facilitada.
A praticidade e a rapidez são alguns motivos que levam as pessoas a usarem as casas lotéricas para fazer movimentações bancárias como saques de dinheiro, fundos de garantia, seguro desemprego e ainda o pagamento de contas de luz, água, telefone e IPTU. Tudo isso se faz hoje nas lotéricas, que antes trabalhavam apenas com jogos. Porém, com tanto movimento de dinheiro, elas têm se tornado alvo dos assaltantes.
No Sul de Minas
Nos primeiros três meses deste ano, conforme levantamento feito pela EPTV, cinco casas lotéricas foram assaltadas no Sul de Minas: duas em Pouso Alegre, uma em Varginha, uma em Poços de Caldas e uma em Paraguaçu. O último assalto aconteceu em uma casa lotérica de Pouso Alegre, no dia 30 do mês passado. Nele, dois menores armados chegaram atirando para o alto e anunciando o assalto. Eles fugiram com dois comparsas que davam cobertura em duas motos. Os menores estão apreendidos e os dois comparsas, que eram maior de idade, presos.
Fonte: EPTV