INSÔNIA – O QUE A NUTRIÇÃO PODE FAZER POR VOCÊ!
O sono é um processo orgânico vital para o corpo humano. Especialistas dizem que o ser humano precisa, em média, de oito horas de sono por dia para que, além de descanso físico e mental, o corpo realize vários processos metabólicos vitais. Estudos com pessoas privadas de sono mostram que o vigor físico, a resistência a doenças, a atenção, a coordenação motora e muitas outras atividades são seriamente prejudicadas quando não se dorme.
A insônia é caracterizada pela falta de sono ou por uma dificuldade prolongada para adormecer por vários dias. Muitas pessoas sofrem de insônia, porém não procuram ou não têm condições de realizar um tratamento médico adequado. A duração da insônia pode variar, indo desde uma insônia de poucos dias até uma insônia de longos períodos, que pode durar meses ou anos.
A insônia pode resultar da carência de cálcio e magnésio, e faz com que você acorde depois de algumas horas de sono e não consiga mais dormir. Produtos que contenham cafeína podem também prejudicar o sono.
A apneia do sono é a falta de ar várias vezes durante a noite, fazendo com que os ciclos para uma boa noite de sono não se completem, dessa forma o indivíduo não descansa e tem suas atividades comprometidas ao longo do dia. A obesidade é o fator principal na apneia do sono.
Um dos remédios para uma boa noite de sono é o doce ou o amido ingerido 30 gramas, cerca de meia hora antes de ir para a cama. Durante muito tempo, o mel foi usado na medicina popular como soporífero (que provoca sono).
O triptofano, um aminoácido essencial, é o indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo também natural, no cérebro. É por isso que um dos remédios caseiros para a insônia é uma xícara de leite morno, que contém triptofano, com uma colher de chá de mel, um açúcar simples (os carboidratos facilitam a entrada de triptofano no cérebro).
A maracujina e a passiflora são agentes que também ajudam no relaxamento e a uma boa noite de sono.
Descobrir as causas básicas dos problemas de sono é a melhor forma de se conseguir a cura. Os problemas muitas vezes estão relacionados com o estresse e a ansiedade.
Aqui, algumas dicas de como melhorar sua noite de sono:
- Evite o consumo de café, chá (mate), refrigerantes do tipo cola e outros alimentos que contenham cafeína;
- Evite refeições pesadas e gordurosas antes de dormir;
- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas;
- Para descansar bem durante a noite, o quarto deverá estar às escuras e silencioso;
- Não deve levar as suas preocupações para a cama;
- Não se habitue a tomar comprimidos para dormir;
- Não faça exercícios físicos antes de se deitar;
- Tome um banho quente e relaxante;
- Estabeleça horários fixos para se deitar e acordar;
- Use roupa de dormir leve, confortável e aconchegante;
- Tenha cuidado com o ambiente que não deverá ser demasiado frio, quente ou úmido;
- Escolha uma cama nem demasiado dura nem demasiado mole;
- Se tem dificuldade em adormecer, não permaneça na cama, aumentando a ansiedade e frustração, levante-se e leia ou ouça música relaxante.
Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366
e-mail: nathaliasab@gmail.com - Twitter: @NutriNathy



