INFLAÇÃO ELEVA ‘MAQUIAGEM’ DE PRODUTOS, CUIDADO! Com alta de produtos, empresas reduzem quantidade sem baixar preço; para especialistas, prática pode ser abusiva. Com o aumento dos custos, em vez de elevar o valor do produto, o fabricante corta quantidade vendida, a lista inclui iogurtes, farinha, suco, gelatina, atum, aveia, água mineral e até filtro de papel para café.
Está prática teve caso simbólico há uma década, no inicio dos 2000, houve uma série de ações do Ministério de Justiça para coibir a maquiagem. Um dos mais famosos foi à redução, sem nenhum tipo de informação prévia e sem queda de preço, nos rolos de papel higiênico, que passaram de 40metros para 30metros.
Como a legislação permite que as empresas modifiquem livremente seus produtos, desde que informem a alteração na embalagem, especialistas em direito do consumidor afirmam que o cliente deve estar atento aos textos impressos nos rótulos das mercadorias e também estar atento a evolução dos preços. Só assim, é possível que o consumidor saiba se a mercadoria que “escolheu” também está custando menos.
Como neste Brasil, uma parte dos empresários quer levar vantagem em tudo sem gastar mais, fique atento e leia todas as informações no rótulo e boas compras. (fonte: Leandro Martins)
* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *
10- Para o turismo, cidade cheia, bom para todos
10- Para a entrada da cidade (Beira Bengo): limpa, pintada e sem buracos, porque não manter assim todos os dias?
0- Para o trânsito na Praça 16 de Setembro, vamos colocar mão única no lado de cima.
PAGAMENTO DE AUXÍLIO-DOENÇA CRESCE 24%, o pagamento de auxílio-doença a beneficiários do INSS cresceu fortemente desde novembro, o que pode ter impacto negativo nas contas da Previdência Social, caso seja mantida. Em fevereiro, o número de benefícios de auxílio-doença pagos pelo governo somou 1,4 milhão, o que representa expansão de 24,2% ante o mesmo mês de 1010. (fonte: Folha).
SACOLAS ECÓLOGICAS SERÁ VENDIDA A R$ 0,19, embalagens feitas de amido de milho se decompõem no ambiente em dois meses; a cobrança visa desestimular consumo. Algumas cidades brasileiras já adotaram projetos para restringir o uso de sacolas plásticas. Em Belo Horizonte, Rio de Janeiro já adotaram essa prática e São Paulo prevê até o final do ano. (Fonte: Toni Sciarretta).
47% DOS CONTRIBUINTES AINDA NÃO ENVIARAM DECALRAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA, a Receita Federal recebeu até dia 23/04, cerca de 12,740 milhões de declarações do imposto de renda pessoa física. Este é o último final de semana antes do prazo para a entrega, que se encerra as 23h59min59seg do dia 29 de abril, como vem fazendo há mais de 15 anos, não prorrogará o prazo para o envio da declaração. (Fonte: iG).
Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br