LIPODISTROFIA GINÓIDE
VOCÊ SABE O QUE É?
Afetando predominante 90% das mulheres, nem sempre está associada à obesidade, entretanto promove alterações estéticas em seu corpo, causando grande angústia para suas portadoras, chegando a comprometer o equilíbrio emocional e a autoestima, devido ao aspecto pouco agradável. Promove ainda alterações profundas na estrutura da pele. Apresentando-se em diversos estágios, tem na genética fator importante dessa causa, a má alimentação e o sedentarismo podem aumentar significativamente seus sintomas.
Lipodistrofia ginóide, popularmente conhecida como celulite!
Em relação a tratamentos estéticos o melhor profissional para ajudá-la é o dermatologista, é ele quem vai identificar em que fase evolutiva a celulite se encontra (existem quatro fases, para cada uma delas os tratamentos são diferentes).
Atividade física é sempre importante para melhorar e prevenir a celulite, tanto quanto qualquer outro tipo de doença, portanto procure sempre incluir a atividade física na sua rotina, fazendo dela um hábito. Com isso, você sempre colherá ótimos benefícios. Mas, antes de iniciar qualquer atividade consulte o seu médico.
Agora, na questão nutricional, seguem algumas dicas de mudanças que podem ajudar a melhorar esse quadro que tanto atormenta as mulheres:
- Preferir fontes magras de proteína, como omeletes feitos somente com a clara, aves, peixes e carnes vermelhas magras, como o lagarto, a maminha e o filé mignon;
- Consumir, diariamente, frutas, legumes e verduras;
- Preferir alimentos integrais, pois são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino;
- Prefira alimentos que não contenham sal na sua formulação como margarina, vegetais em geral e temperos naturais. O sal favorece a retenção de líquidos e, assim, agrava a gordura localizada;
- Evite os refrigerantes e as bebidas alcoólicas, preferindo a água e os sucos naturais;
- Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;
- Beba 2 litros de água por dia;
- Evite alimentos ou preparados gordurosos, como feijoada, pizzas, molhos, queijos gordos, pães e bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados e sorvetes;
- Use e abuse dos chás, porém evite os com mate e cafeína em sua composição;
- Utilize alimentos com propriedades diuréticas como o salsão, melancia, melão, morango, abacaxi entre outros;
- Fracione as refeições, coma menores quantidades mais vezes ao dia;
- Consuma em jejum, antes do café da manhã, um suco de água de coco com couve.
Suco anti-celulite
Ingredientes
- 1 colher de sobremesa de salsa
- 1 pires de chá de couve manteiga crua
- 1 fatia média de abacaxi
- 350 ml de água de coco
- 3 folhas de hortelã
- ½ limão para suco
Modo de preparo
No dia anterior ao preparo do suco, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao congelador. Para preparar o suco, bata bem no liquidificador a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e hortelã. Bata até ficar bem homogêneo. Adoce, caso seja necessário. Se preferir, substitua o abacaxi por melão.
A mistura de antioxidantes e verduras é potente para reduzir a inflamação típica da celulite. As verduras garantem maior desintoxicação, o limão contém vitamina C e limoneno, ambos com atividade antiinflamatória, garantindo uma pele mais lisa. O potássio da água de coco evita a retenção de líquido, outra característica do processo inflamatório. A receita ainda colabora na recuperação das células e dá mais viço a ela, melhorando o aspecto de casca de laranja.
Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366
e-mail: nathaliasab@gmail.com Twitter: @NutriNathy