quinta-feira, 21 de abril de 2011

PRESÍDIO DE CAXAMBU RECEBE IDENTIFICADOR BIOMÉTRICO

Os presídios de Minas Gerais estão sendo modernizados com a instalação do identificador biométrico. No Sul de Minas, as unidades prisionais de Itajubá, Caxambu, Pouso Alegre, São Lourenço, Andradas, Poços de Caldas, Alfenas, Varginha, Lavras e a Penitenciária de Três Corações já receberam o equipamento. O principal objetivo é garantir maior agilidade e segurança no processo de visitação aos presos.
O sistema consiste em fornecer a cada visitante um registro onde é armazenado, por meio de um programa de computador, a fotografia e a impressão digital. Para ter acesso à visita, o parente ou amigo precisa ser identificado biometricamente. Durante todo o tempo em que a pessoa fica dentro do presídio, ela usa uma etiqueta que é conferida no momento da saída.
O projeto começou a ser desenvolvido no final de 2008 pela Superintendência de Articulação Institucional e Gestão de Vagas da Suapi, Subsecretaria de Administração Prisional. Os equipamentos já estão em funcionamento nas unidades de Juiz de Fora, Vale do Aço e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para equipar as unidades, foram comprados inicialmente, 210 leitores biométricos, 210 webcams e 110 impressoras de etiquetas. No total, o investimento gira em torno de R$ 279 mil.
Segundo a Secretaria de Defesa Social, das 120 unidades prisionais do Estado, 100 vão ter o identificador biométrico até julho deste ano. As outras 20 dependem de processo licitatório.

Fonte: EPTV