sábado, 14 de maio de 2011

COLUNA

CULTIVAR ORQUÍDEA É FÁCIL



Se você, que lê nosso comentário todas as semanas, é daquelas pessoas que gostam de plantas, tem vasos de flores em casa e fica maravilhado com as orquídeas que são expostas nas Exposições e Mostras realizadas em nossa cidade, aqui vão algumas dicas para que você também possa tê-las em sua casa.

A maioria das pessoas que hoje cultivam orquídeas começaram a se interessar quando ganharam um vaso com uma flor exuberante e não quiseram que a planta morresse! Assim, se você já tem um, comece colocando-o num lugar de sua casa onde ele receberá muita luminosidade e seja bem arejado. É o caso da varanda ou mesmo daquele “puxadinho” no quintal onde fica o tanque. Se existir uma árvore no seu jardim pendure o vaso nela por que a orquídea gosta é disso mesmo: receber o sol difuso entre as folhas e de boa circulação de ar.

Escolhido o local onde o vaso vai ficar, preocupe-se em não deixá-lo nem seco e nem molhado demais: regue-o ao menos 2 vezes por semana deixando que a água toda escorra pelos furos existentes no fundo do vaso. Mas, faça isso sempre de manhã bem cedo ou à tarde depois que o sol se puser, pois as folhas molhadas em contato com o sol se queimarão.

A cada 15 dias pulverize as folhas e raízes adicionando na água um adubo líquido que pode ser comprado em qualquer loja de produtos agrícolas ou mesmo no supermercado, naquelas prateleiras de jardinagem, na formula 10-10-10.



É preciso que fique claro que a orquídea é planta de metabolismo lento o que significa que mesmo tendo todos esses cuidados a planta não responde imediatamente. Após a floração a planta entra num estágio de hibernação natural onde os leigos imaginam que ela esteja morrendo. Daí, ocorre que muitas plantas são jogadas no lixo! Porém, no seu caso, já sabendo disso, você usará de uma virtude própria dos orquidófilos que é a paciência e verá que mais cedo ou mais tarde ela estará brotando. A floração da orquídea se dá uma vez por ano, por isso, a espera é fundamental. A partir da brotação até a efetiva abertura dos botões florais decorrem meses entre os quais você deve continuar molhando e adubando a planta para quando, finalmente, as flores desabrocharem você se sinta muuuuuito recompensado.

Acorcax - Associação Caxambuense de Orquidófilos