NESSE FRIO, ABUSE DOS CHÁS!
Nesses dias de frio nada melhor do que um bom chá para nos deixar bem aquecidos, além, claro, de suas propriedades que auxiliam a nossa saúde e bem estar. Conheça um pouco mais de suas propriedades e desfrute dessa bebida quentinha e saudável.
O chá protege as artérias influenciando os fatores relacionados à formação de coágulos. Aparentemente, também ajuda a bloquear o estímulo gerado pelo colesterol LDL (colesterol “ruim”) na proliferação de células musculares nas paredes arteriais, esse crescimento de células favorece o acúmulo de plaquetas nas artérias.
Conheça a propriedade que cada chá apresenta:
Chá de Alecrim - Indicado para stress físico e mental, depressão, gota, reumatismo. Facilita a digestão.
Alfazema - Indicado para insônia, excitação nervosa, alivia nevralgias (dores de cabeça), tosse, asma, bronquite.
Arnica - Analgésico e anti-inflamatório, é indicado para casos de traumatismos, luxações, entorses, hematomas, distensões musculares e ainda como antisséptico em afecções bucais e furúnculos.
Ban-chá - Depurativo, cuja ação acentua a eliminação de toxinas aumentando a diurese e facilitando a digestão.
Boldo - Tônico do aparelho digestivo, aumenta a produção da bile eliminando gases, cálculos na vesícula e no combate das afecções do fígado e baço.
Camomila - Auxilia a digestão aliviando cólicas abdominais, náuseas, diarréia. Indicado como calmante para insônia e nervosismo.
Carqueja - Ação benéfica sobre o fígado e intestino, aliviando azia, má digestão, gastrite, prisão de ventre etc.
Catuaba - Tônico do sistema nervoso, ameniza o nervosismo, insônia, fadiga cerebral, impotência sexual, tosse e bronquites.
Cofrey - Ação terapêutica nas afecções sobre o aparelho respiratório, tais como amigdalite, laringite, faringite. É cicatrizante de fissuras, feridas e abcessos, eczemas, podendo ser usado com cautela em processos internos como úlceras gástricas e duodenais.
Erva Cidreira - Insônia, nervosismo, cólicas no ventre e gases.
Erva Doce - Alivia cólicas menstruais e abdominais, inclusive de recém-nascidos. Auxilia na digestão.
Eucalípto - Trata inflamações das vias respiratórias como tosse, rouquidão, bronquite, asma e alivia estados catarrais.
Hortelã - Atenua azia, gases e cólicas. Vermífuga (lombriga e oxiurus). Alivia asma e bronquite.
Jasmim - Tônico, indicado contra sonolência e no combate de acessos de asma. Excelente diurético.
Maçã - Sedativo, digestivo, anti-diarréica e também indicada nos casos de colite.
Malva - Afecções das vias respiratórias como bronquite, tosses catarrais, laringite e nos processos inflamatórios de boca e garganta, através de bochechos e gargarejos. Antisséptico de vias digestivas e urinárias.
Maracujá - Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações, perturbações nervosas da menopausa e dores espasmódicas.
Melissa - Sedativo em distúrbio de origem nervosa, perturbações gástricas como indigestão, enjoos e espasmos. Alivia dores de cabeça.
Menta - Indicado para má digestão, gases e cólicas.
Poejo - Anti-inflamatório, ação expectorante nos processos respiratórios como tosses catarrais, antiespasmódico e ainda depurativo.
Salvia - Estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, náuseas, dispepsias, alivia cólicas estomacais, intestinais e menstruais. Indicada nos casos febris com sudorese intensa. Ação antisséptica na higiene bucal e em afecções da pele de origem micótica e feridas.
Stévia - Adoçante usado nas dietas de emagrecimento, na alimentação infantil e por não interferir na glicemia pode ser usado por diabéticos.
Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - NutricionistaConsultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais Tel: 35 9872 4366
e-mail: nathaliasab@gmail.com Twitter: @NutriNathy