domingo, 26 de junho de 2011

CATEDRAL DE BH É ÚLTIMA OBRA DE NIEMEYER


Mãos postas e erguidas no rumo do céu. Duas colunas simbolizando os mistérios de Deus. Ou um barco com velas içadas pronto para ancorar na Região Norte da capital e, a partir desse porto, navegar em águas de paz, esperança e promoção social. O projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, de 103 anos, para a nova catedral da Arquidiocese de Belo Horizonte, já batizada de Cristo Rei, e publicado hoje com exclusividade pelo Estado de Minas, permite várias leituras, mas traz de concreto um compromisso: pôr em prática um sonho dos católicos desde a época de dom Antônio dos Santos Cabral, o dom Cabral (1884-1967), primeiro chefe da Cúria de BH. No próximo sábado, às 14h30, durante missa festiva no ginásio do Mineirinho, na Pampulha, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo fará o lançamento oficial do projeto da construção, que terá capacidade para 5 mil pessoas sentadas.

O arcebispo está entusiasmado com a nova catedral metropolitana, que substituirá a de Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro da cidade, e vai ocupar 22 mil metros quadrados no Bairro Juliana, em frente à Estação BHBus Vilarinho, na Avenida Cristiano Machado. “A barca é a metáfora da Igreja na teologia antiga. Não queremos construir um elefante branco, mas dar o sentido mais genuíno à palavra catedral, que é o lugar onde o bispo exerce a missão de governar, ensinar e santificar. Além de um centro de espiritualidade, da mística, das celebrações e confraternização, pensamos na Catedral Cristo Rei como polo de educação e cultura.” Num depoimento à arquidiocese, Niemeyer escreveu: “Estou certo de que esse templo será o lugar mais visitado de Belo Horizonte e de Minas Gerais”.
 
O arcebispo enxerga ainda nas linhas criadas pelo arquiteto para a catedral metropolitana o maior de todos os mistérios de Deus – a encarnação do verbo. “Deus, por amor, assume a condição humana. São duas colunas arredondadas, uma delas gentil e generosamente se inclina sobre o conjunto, sustentando-o, erguida com leveza sublime do chão.” Outra visão seria de mãos postas, sinal reconhecido universalmente como gesto e atitude de prece. Niemeyer concebeu para a construção de 40 mil metros quadrados duas colunas com 100 metros de altura sobre um espelho d’água, campanário de 40 metros de altura, com sete sinos, e uma cruz de 20 metros, na cor branca. Na base de todos os monumentos, haverá uma praça para receber de 15 mil a 20 mil pessoas.

Desde 2004, quando chegou de Salvador (BA) para tomar posse na Cúria, dom Walmor vem discutindo exaustivamente a viabilidade do projeto da catedral com o clero: “Primeiro, nós nos perguntávamos onde ela seria construída, pois a arquidiocese é composta de 28 municípios, onde residem 5 milhões de pessoas. Depois de muitos estudos, decidimos pela localização no epicentro da região metropolitana, que é o Bairro Juliana”. Um motivo de orgulho para o arcebispo foi ter escolhido e comprado o terreno bem antes de empreendimentos de porte chegarem ao Vetor Norte, caso da Linha Verde, Cidade Administrativa e ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. “Com a construção da Catedral Cristo Rei, sabemos que muitas oportunidades serão criadas para aquela parte da cidade e municípios vizinhos, onde mais de 1 milhão de pessoas vivem”, explicou.

Em seguida à aquisição da área, em 2005, mãos à obra, e o primeiro passo de dom Walmor foi encomendar pessoalmente, no Rio de Janeiro (RJ), a concepção arquitetônica a Niemeyer, autor dos projetos modernistas, na década de 1940, na Pampulha. “Ele veio a BH e nos entregou o projeto num prazo de seis meses e nos cinco anos seguintes nos debruçamos sobre ele, refletindo e discutindo. O clero aprovou depois de muitas conversas também com setores diversos da sociedade. Na concepção arquitetônica, não mexemos, mas precisamos fazer ajustes na acústica, luminosidade e ventilação”, conta o arcebispo, lembrando que o terreno tem um declive de 10 metros. O projeto tem ganhado tanto destaque na Igreja, que vai participar, a partir de 4 de julho, de uma exposição em Roma, Itália, em homenagem aos 60 anos de sacerdócio do papa Bento XVI. Ela será a única obra representante do Brasil na mostra.

Detalhes do templo

* Catedral Cristo Rei, da Arquidiocese de Belo Horizonte, será construída no Bairro Juliana, na Região Norte. Concepção arquitetônica de Oscar Niemeyer

* Capacidade para 5 mil pessoas sentadas. Em grandes eventos, pode receber até 20 mil fiéis

*O monumento terá 40 mil metros quadrados de área construída. O terreno de propriedade da arquidiocese tem 22 mil metros quadrados

* O monumento terá duas colunas com 100 metros de altura, campanário com 40 metros e sete sinos, além de uma cruz de 20 metros, tudo na cor branca.

*Os investimentos estimados são da ordem de R$ 75 milhões a R$ 100 milhões. A expectativa é de que a obra fique pronta até 2014

Catedral vem do latim ecclesia cathedralis e designa a igreja que tem a cátedra oficial do bispo de onde, simbolicamente, ele exerce a tríplice missão de pastorear, santificar e ensinar. Na Europa, as universidades nasceram nas catedrais

Fonte: UAI