O Museu de Caxambu precisa da sua ajuda
Diversas têm sido as ações de organismos internacionais com vista à preservação e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural dos mais variados povos e nações e, necessariamente, essas ações passam pela valorização de museus e casas de cultura. Ainda que vejamos com mais ampla exposição museus como o Louvre, o Prado e o Metropolitan, não podemos deixar de considerar que o maior número de ações direcionam-se aos museus menores, regionais, aqueles que efetivamente têm uma preocupação espacial menos abrangente do que aqueles acima mencionados. Assim, considerando-se as dificuldades por que passam no seu dia a dia, esses pequenos museus conseguem sobreviver quando se integram completamente em sua comunidade, investigando e divulgando suas próprias coleções e exercendo uma atividade educativa intensa em seu meio de atuação.
Dentro da perspectiva de desenvolver uma relação do homem com o bem cultural, e para aquilo que prevê o projeto museológico do Museu de Caxambu, há que se fazer um corte de interesse para o bem que pretendemos estudar, conservar e expor, qual seja, a importância histórica do nosso município e de sua gente. Ao se procurar um novo tratamento e um novo enfoque ao Museu de Caxambu há que se pensar, inclusive, em se por em prática uma política pública específica para museus. Desta forma, existem desafios que devem ser transpostos e que atingem a realidade, não só do nosso Museu, como também da maioria dos museus brasileiros, e aqui cito dois desafios significativos: a democratização do acesso aos bens culturais e o estímulo à criação de programas educativos que valorizem o patrimônio cultural.
O objetivo geral do Museu de Caxambu, conforme consta de sua missão, é o de permitir aos caxambuenses identificarem-se com a história do município onde vivem para assim compreenderem o sentido de preservá-la. Contudo, sem a efetiva participação e ajuda dessa comunidade, através da doação de peças, fotografias, documentos e outros objetos para a formação de um acervo museológico, o Museu de Caxambu não conseguirá preencher essa lacuna, qual seja, a de promover e valorizar a comunidade e sua cultura seja ela material ou imaterial.
Esperamos, assim, a colaboração dos cidadãos caxambuenses para a completa revitalização de nosso Museu, garantindo-se que esforços não estão sendo medidos para que o Museu de Caxambu cumpra efetivamente a sua missão e seja um símbolo perene na cultura municipal, levando conhecimento, principalmente, ao seu universo estudantil.
Caso você queira ajudar, entre em contato conosco através do “Noticiarama” ou diretamente na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Caxambu, através do telefone (35) 3341-5701, ou ainda pelo e-mail museu@caxambu.mg.org.br
* Museólogo e responsável técnico pelo Museu de Caxambu