terça-feira, 26 de julho de 2011

COLUNA

O Museu de Caxambu precisa da sua ajuda - II


Encerra-se no final desta semana a exposição “Tesouros do Museu Nacional”, composta de reproduções das peças mais importantes do Museu Nacional/UFRJ, em tamanho real, bancadas interativas que mostram parte do acervo arqueológico e paleontológico, como ossos, cerâmicas e fósseis. No total, 103 peças estão ainda disponibilizadas para observação, para que os visitantes vivenciem parte do cotidiano científico daquele Museu que oferece à população de Caxambu e às cidades no entorno do Circuito das Águas um vislumbre de tesouros conservados no Museu Nacional, que normalmente só estão disponíveis a quem visita aquela instituição centenária que se localiza na Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro.



Adiante, a partir da segunda quinzena de agosto, o Museu de Caxambu apresentará a exposição itinerante denominada “Passo a passo, salto a salto, voo a voo: o cientista Santos Dumont”, numa parceria com o Museu de Astronomia do Rio de Janeiro (MAST). Da mesma forma, serão disponibilizadas para visitação peças que reproduzem a fantástica produção científica do grande brasileiro que foi Alberto Santos Dumont.

Esperamos que, a exemplo da exposição do Museu Nacional, os caxambuenses, mormente o universo escolar, possam usufruir dos ensinamentos que serão postos à sua disposição em nosso Museu.

Ainda que o potencial educativo dos museus e de todo o conjunto do patrimônio, artístico e ambiental no Brasil seja minimamente utilizado por educadores e educandos, quer pela falta de interesse e de conhecimento, quer pela falta de divulgação, pretendemos que as exposições que trazemos para o nosso Museu de Caxambu possam realmente significar um momento importante na educação de jovens e na complementação de seus conhecimentos adquiridos em sala de aula. Evidentemente que não se pretende assumir o lugar da escola, mas essencialmente o Museu de Caxambu, pelo que se depreende de sua missão, procura abrir espaço para a comunicação, o aprendizado e a relação dialética educando/educador, com possibilidades educativas que não se esgotam com as metodologias aplicadas e desenvolvidas nos bancos escolares. Esta nossa opção educativa determina, em última análise, o cumprimento do papel social do Museu.

Por fim, alertamos mais uma vez que, sem a efetiva participação e ajuda da nossa comunidade, através da doação de peças, fotografias, documentos e outros objetos para a formação de um acervo museológico, o Museu de Caxambu não conseguirá preencher essa lacuna educativa a contento, uma vez que estaremos nos valendo apenas de exposições itinerantes – importantes sem dúvida para o crescimento cultural de uma sociedade – sem a valorização da comunidade em que se insere e de sua cultura.

Esperamos, assim, a colaboração dos cidadãos caxambuenses para a completa revitalização de nosso Museu, garantindo-se que esforços não estão sendo medidos para que cumpra efetivamente a sua missão e seja um símbolo perene na cultura municipal, levando conhecimento, principalmente, ao seu universo estudantil.

Caso você queira ajudar, entre em contato conosco através do “Noticiarama” ou diretamente na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Caxambu, através do telefone (35) 3341-5701, ou ainda pelo e-mail museu@caxambu.mg.org.br


* Museólogo e responsável técnico pelo Museu de Caxambu