Nesta época do ano em que a baixa temperatura nos assola, vamos falar de um tipo de orquídea que precisa de frio intenso para florescer.O DENDROBBIUM NOBILE, vulgarmente conhecido como “olhinho de boneca”, é orquídea nativa da Índia, Tailândia e Indochina onde podem ser encontradas desde as planícies até as frias montanhas com elevações de mais de 1.000 metros de altitude. São plantas extremamente fortes sobrevivendo as mais variadas temperaturas que vão desde o calor extremo até a geadas.
Estas plantas precisam de temperaturas baixas no inverno para que floresçam. Desde que não haja geada, podem permanecer ao relento, pois, necessitam de pelo menos um mês para que os botões florais venham com mais intensidade. A rega deve ser feita sempre na parte da manhã a cada 5 ou 7 dias para que ao anoitecer esteja seca. Quando adultas podem ser cultivadas a pleno sol e amarradas em arvores tendem a entoucerar rodeando todo tronco. As regas nas estações do ano mais quente deve ser feita diariamente e a medida que a temperatura cair deve-se reduzir paulatinamente.
Quando a quantidade de água ou a umidade for suficiente os seus galhos ou canas se mostrarão grossos e quando a rega for insuficiente aparecerão enrugados sendo facilmente percebidos. Suas florada se dá nos meses de agosto/setembro e suas flores duram abertas de 15/30 dias. Na primavera e no verão começam a surgir na parte mais alta das canas pequenas mudas denominadas de “keikes” que darão origem a nova planta. Quando as raízes destes estiverem com 7 a 8 cm poderão ser removidos, cuidadosamente, e plantados em vasos com até 10 cm de diâmetro.Você quer saber mais? A ACOR estará promovendo uma MOSTRA REGIONAL DE ORQUÍDEAS em Caxambu no próximo mês de Julho e serão dadas aulas gratuitas de cultivo.
ACOR - Associação Caxambuense de Orquidófilos
CONTATO: acorcax@yahoo.com.br