Arantes representa a Assembleia na solenidade
O governador de Minas Gerais Antônio Augusto Anastasia (PSDB) lançou nesta terça, 5, o 8º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais e do Fórum do Café, que contou com a presença de várias autoridades políticas. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento no Palácio Tiradentes.
O deputado estadual Antônio Carlos (PSC), que é produtor rural, aplaudiu a iniciativa e comentou sobre a integração do setor neste tipo de evento. “Estar entre cafeicultores é uma oportunidade única de conhecermos melhor a sua realidade, as suas dificuldades e suas expectativas. Além disto, este concurso é uma forma de aplaudir e valorizar o homem do campo pelo seu esforço em produzir um café diferenciado”, apontou o parlamentar que também é presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa.
O café é o principal item de exportação do agronegócio do Estado e atualmente tem comercialização em cerca de 60 países. A intenção do fórum é estimular o produtor por meio da valorização do café, possibilitando novos negócios no mercado. “Estamos agregando valor com esta iniciativa”, esclareceu o Anastasia em seu pronunciamento.
O concurso é uma iniciativa do Governo mineiro, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), e tem o objetivo de contribuir para a consolidação, principalmente da cafeicultura familiar. Além disso, o concurso pretende aumentar a renda dos produtores, maximizar a midiatização dos cafés de qualidade do Estado e, concomitante, qualificar provadores de café, integrar as cooperativas e fortalecer a assistência técnica aos produtores.
Deputado Antônio Carlos Arantes
Entre as autoridades presentes no evento estavam o vice-governador, Alberto Pinto Coelho (PP); o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento (DEM); o presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso) e o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, deputado federal Carlos Melles; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Maurílio Guimarães; o reitor da UFLA, Antônio Nazareno; o presidente da Cooperativa de Cafeicultores Regionais em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Paulino, além de representantes de cooperativas, sindicatos e associações do segmento cafeicultor de todo o Estado.
Texto: Ricardo Gandra - Ass. de Imprensa - Deputado Antônio Carlos Arantes -
Publicado no Noticiarama a pedido de Guilherme Pereira - Assessor Parlamentar