COMO ADMINISTRAR SUAS FINANÇAS DA TERCEIRA IDADE, a imagem antiga de avós dependentes de filhos e netos, sem ocupação após anos e anos de trabalho e dedicação a família, mudou bastante. Hoje, muitas vezes são eles que, com apoio do que recebem da aposentadoria e do que acumularam ao longo da vida, acabam sustentando filhos e netos. Por isso, é importante atentar à saúde financeira no período chamado de “melhor idade” e pensar um pouco mais si mesmo.
Lembre-se que essa pode ser considerada a idade da liberdade e, para quem soube se preparar, a idade do poder: do poder de realizar seus sonhos.
Nesta etapa da vida, você não tem a obrigação de acumular recursos para garantir a educação dos filhos por exemplo. Cumpriu muito bem o seu papel. Sendo assim, depois de tanto trabalho, sua estratégia nas finanças deve ser revista.
O futuro chegou – Se, durante a vida produtiva, de trabalho, o objetivo era poupar e investir para o futuro, hoje a preocupação é outra. O futuro chegou e você merece aproveitá-lo ao máximo.
Assim, na hora de aplicar o dinheiro, a dica é escolher opções conservadoras, como poupança e fundos de renda fixa . A intenção, com isso, é evitar riscos e possibilitar acesso rápido ao dinheiro, caso necessário.
Em relação à renda variável, especialistas em finanças afirmam que a alocação deve ser de 15% tendendo a zero com o passar do tempo.
Orçamento em dia – veja, abaixo algumas dicas para manter a saúde financeira na terceira idade:
- faça planejamento financeiro – quando você tem receita e despesa mês a mês, no futuro?
- estabeleça um valor máximo para gastar e que não atrapalhe seu orçamento;
- pesquise muito antes de consumir, pois há grandes diferenças de preços e excelentes promoções entre os comerciantes;
- negocie um bom desconto para pagamento à vista (sem estourar o orçamento);
Evite pagar juros. Como há muita competição entre os comerciantes, existem várias porções de parcelamento, sem juros. Se não tiver como evitar o financiamento com juros, compare as taxas e o prazo, para encontrar a melhor opção;
- cuidado com as facilidades de empréstimos em folha de pagamento. Não comprometa grande parte do seu orçamento futuro, pois você poderá precisar dele numa eventualidade.
- tenha um plano de saúde que te proteja, mas não sacrifique seu orçamento, opte também pelos famosos carnês de doações dos hospitais de sua cidade, eles cobrem mais as internações e pronto atendimento.
* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *
10 - para a Exposição Arte em Minas, que se realizou no Balneário, arte faz parte da formação do cidadão.
0 – para os políticos e administradores da cidade, quando vão limpar o lago e afinal quem é o autor do pedido?
0 - para Oi-velox, que na semana passada deixou os internautas sem sinal das 6:00 as 17:00 na região da Av. Camilo Soares, sem dar qualquer prévio aviso, dá de tudo em Caxambu.
Oi PROMETE INTERNET EM FIO EM ORELHÃO, empresa de telefonia apresenta a governo plano para converter orelhões em ponto de conexão para banda larga. Dois terços dos telefones dos país são da Oi; com publicidade no orelhão, serviço pode ser gratuito. Para funcionar, seria usada a infraestrutura dos orelhões, ligados a fios metálicos que os conecta a uma central telefônica. (fonte: Fernando Rodrigues).
BRASIL QUER EXPORTAR MAIS CAFÉ TORRADO, em 2010, somente 0,28% da exportação do setor foi de grão torrado e moído; meta é chegar 10% em cinco anos. Governo aprovou uma linha de financiamento de R$ 150 milhões para a indústria do solúvel. ( fonte: Paulo Peixoto).
PETROBRAS PREVÊ IMPORTAR MAIS GASOLINA, alta do preço do álcool provocou o crescimento do consumo do derivado de petróleo. A estatal já importou 2,5 milhões de barris de gasolina neste ano, é dado como certo que as compras do combustível no exterior em 2011 vão superar com folga os 3 milhões de barris de 2010. O consumo de gasolina cresce cada vez mais, à medida que o álcool aumenta, devido a problemas de oferta. (fonte: Cirilo Junior).
Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br
