VEJA SEUS DIREITOS AO COMPRAR EM LIQUIDAÇÃO, se o produto comprado em liquidação apresenta algum defeito, o consumidor tem direito de efetuar a troca por outro item. Trocar peça com defeito comprada em liquidação é u direito dos consumidores.
Quem não resiste ao anúncio de liquidação, promoções e queimas de ponta de estoque, deve ficar atento ais direitos dos consumidores para não se arrepender da compra que fez. De acordo. De acordo com, a advogada especializada em direito do consumidor, Gisele Friso, os problemas costumam aparecer quando o cliente deseja trocar o produto.
Muitas lojas aproveitam a liquidação para dizer que não irão trocar os itens vendidos naquele período. “Se o produto tem defeito ou não funciona adequadamente, o cliente tem todo o direito de trocá-lo”.
Por outro lado, diz advogada, as lojas não são obrigadas a trocar a cor, tamanho e modelo de itens vendidos em liquidação. Por essa razão, Gisele recomenda que o consumidor se certifique da política de troca de cada loja antes de fechar a compra. “Para evitar aborrecimentos, é importante verificar sempre a possibilidade de troca. Sobretudo, em épocas de datas comemorativas como o Dia dos Pais e o Natal, quando as pessoas compram muitos presentes”.
Com o aumento das vendas, s lojas também precisam estar atentas à divulgação, já que é comum oferecerem roupas, eletrodomésticos e até móveis com pequenos defeitos aos consumidores durante as queimas de estoque. “Como esses defeitos podem gerar complicações no futuro, o estabelecimento deve informar de modo claro qual a situação da oferta e o vendedor mostrar o problema ao cliente logo na hora de comprar”.
Além disso, recomenda-se que a loja faça uma descrição detalhada das condições produto por escrito.” Se possível , o ideal é que a indicação dos defeitos seja feita no recibo ou na nota fiscal entregue ao consumidor, pois isso impedirá reclamações futuras.
Caso o cliente não seja avisado sobre os defeitos do produto, ele tem o direito de ser ressarcido do dano. Já o fornecedor, após receber o comunicado do problema, tem o período de 30 dias para solucioná-lo. No entanto, muitas vezes a substituição do produto é a única alternativa, além da devolução do dinheiro. Com estas opções, caberá ao consumidor fazer a escolha. Caso prefira receber o valor de volta, o ressarcimento deverá respeitar a forma de pagamento original. (fonte: Bruna Bessi/Carla Falcão).
* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *
10 - para o Encontro da Alfa Romeo 2001, uma marca que atravessa décadas.
0 – para Prefeitura, fechou a Avenida Camilo Soares e não orientou o motorista para as alternativas no transito, turista sofre aqui!
10 - para a APA(Associação de Proteção aos Animais de Caxambu), mostrado o descaso na cidade com cavalos solto na avenida beira-bengo, onde está a fiscalização?
GOVERNO PROPÕE MUDAR REGRAS DE ACESSO À INTERNET, ministério quer que Anatel acabe com contratação de provedores na banda larga. O provedor só existiria em conexões discadas, a recomendação foi dada na semana passada ao presidente da agência, Ronaldo Sardenber, e há expectativa de que a proposta seja votada esta semana pelo conselho diretor. (fonte: Folha).
BRASIL É O QUE AMIS AVANÇA EM PETRÓLEO, de 2001 a 2010, a produção brasileira aumentou 60%, a maior entre os 20 grandes produtores mundiais. A extração foi de 1,337 mi para 2,137 mi de barris do 18º para o 13º lugar no ranking dos produtores. (fonte: Cirilo Junior).
GM DÁ FÉRIAS COLETIVAS PARA BAIXAR ESTOQUE, na fábrica de São Jose dos Campos, em São Paulo, 300 funcionários ficarão sem trabalhar por duas semanas. Com estoques em alta, GM decidiu conceder férias coletivas por duas semanas, de acordo com nota divulgada pela montadora, o objetivo é “adequar sua produção à demanda do mercado brasileiro. (fonte: Tatiana Resende).
Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br
