Amigo leitor,
Estou muito feliz de por intermédio do Noticiarama, voltar a manter contato com expressiva parcela da sociedade caxambuense, vocês, que acompanham as notícias e opiniões dos articulistas há mais de dois anos neste canal de comunicação, do qual eu tenho a honra de ter sido uns dos primeiros colaboradores e colunistas a aqui se expressar.
Há quatro anos vim viver em Caxambu. Esta palavra, VIVER, é para mim uma expressão real. Na época o Rio de Janeiro sofria com a crescente violência urbana, agora amenizada pelas ações do Governo Estadual em razão da cidade ter sido escolhida para sediar a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas.
Em Caxambu encontrei mais do que melhores condições de vida, encontrei qualidade de vida, e logo deixei de ser caxambuense por opção e me tornei caxambuense de coração.
Apesar de problemas, como tem a quase unanimidade dos municípios brasileiros, Caxambu na minha modesta visão, que já morei em várias cidades de diferentes regiões de nosso País, possui qualidades e vantagens que também a quase unanimidade desses municípios não tem. A começar pelos próprios índices de criminalidade, baixíssimos, e em certos aspectos, como o trânsito, ser tão tranqüila que sequer temos um sinal de trânsito em todo o município. E o povo? Gentil, pacato, hospitaleiro e trabalhador como o é a gente mineira.
É lógico que os críticos de plantão vão citar e valorizar alguns aspectos onde de fato temos deficiências, mas prefiro falar das pessoas que trabalham para melhorar essas deficiências. E não são poucas. Nesses quatro anos conheci diversos caxambuenses, natos ou de coração que trabalham, muitos anonimamente, para o bem de nossa cidade ou mesmo em auxílio daqueles mais necessitados.
São essas pessoas que pretendo homenagear nessa minha modesta coluna. Pessoas que passaram do discurso a ação, e mesmo com poucos recursos desenvolvem ações e projetos maravilhosos.
O primeiro a quem eu quero homenagear é o meu amigo Sérgio Monteiro. Destacado jornalista da mídia mineira que poderia estar tranqüilamente bem colocado em qualquer grande órgão de comunicação social do Estado, pois convite não lhe tem faltado, mas que escolheu Caxambu para também VIVER com sua família e desenvolver suas ações e projetos em prol de uma comunidade mais bem informada e esclarecida. O seu amor por Caxambu é manifesto em todas as suas ações e declarações, e tem sido um incansável paladino dessa causa. Seu profissionalismo e sua versatilidade em atuar seja na imprensa escrita, em rádio e TV, contribuiu ainda de maneira fundamental na ampliação e incentivo do uso da mídia eletrônica na região, através de sites, blogs e redes sociais, além do trabalho que realiza em assessorias e veículos diversos.
Estas ações são a demonstração de como esse grande profissional conseguiu através de sua competência aglutinar pessoas que tem como ele, com a arma das letras, combatido por uma Caxambu melhor para todos nós. Sou testemunha ocular e até mesmo cúmplice dessa saga, hoje consolidada com grande credibilidade.
Ao jornalista Sérgio Monteiro por fazer parte da gente que faz a diferença, o meu reconhecimento pelo muito que tem contribuído para o desenvolvimento de Caxambu. A você eu dedico esta singela homenagem, o título de “Gente que Faz”.
